No dia 21 de setembro, das 8h30 às 11h30, a Fametro convida a comunidade para participar de um evento de Responsabilidade Social. Todas as unidades da Instituição estarão de portas abertas, oferecendo uma série de serviços gratuitos.
Entre os diversos serviços oferecidos pelos alunos estão: avaliação física, dosagem glicêmica, aferição de pressão arterial, limpeza de pele, massagem, design de sobrancelhas, informações sobre os perigos da automedicação e os cuidados na administração de medicamentos. Além disso, haverá palestras sobre os riscos do descarte incorreto de pilhas e baterias, tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente.
Na área de Medicina Veterinária, os animais passarão pelas seguintes etapas:
Triagem, anamnese e exame físico geral;
Vermifugação oral e vacinação antirrábica dos pacientes aptos aos procedimentos;
Avaliação cardíaca detalhada com auscultação e aferição de pressão arterial sistêmica, entre outras.
Outros serviços disponíveis incluem: dicas de nutrição, medicina familiar, prevenção e cuidados com a saúde bucal, prevenção do câncer de mama, educação financeira prática, oficina de eletricidade básica para principiantes, orientações fiscais e assessoria jurídica sobre direitos trabalhistas e previdenciários, além de oficina de desenho e oficina de currículos, que visa proporcionar um diferencial competitivo para o mercado de trabalho. Também serão abordados temas como alimentação saudável e sustentável.
Todas as unidades da Fametro — Constantino Nery, Cachoeirinha, Leste, Nova Cidade e demais IES do Grupo Fametro — estarão envolvidas neste evento, oferecendo uma gama de serviços gratuitos à comunidade.
Benefícios às Comunidades
De acordo com a Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Fametro, professora Suelânia Figueiredo, a instituição faz parte da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e, desde 2005, é certificada com o selo de IES Socialmente Responsável. A Responsabilidade Social também é um dos eixos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC).
“Nós ofertamos à sociedade o que os alunos estão aprendendo na formação de suas áreas, enquanto prestam esses serviços e beneficiam a comunidade, além de praticar o que aprendem durante sua formação acadêmica”, ressalta a professora Suelânia.