Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) participaram do encontro nacional ‘Trabalho e Educação na Saúde do SUS’, realizado em Brasília, no mês de março. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde (MS), integra as ações da pasta para os primeiros 100 dias de governo, com o objetivo de discutir as prioridades para a gestão do trabalho e da educação na saúde.
A diretora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da SES-AM, Andréa Cavalcante, participou do evento e destacou a importância do encontro para a retomada dos trabalhos ligados à gestão e regulação do trabalho e educação na saúde.
“Foi um momento em que pudemos adquirir muitos conhecimentos e trocar experiências. Todo o evento foi muito proveitoso e nos permitiu entender melhor o funcionamento desse trabalho e pensar em propostas de melhoria para os servidores da saúde do Estado”, disse a diretora.
Durante o evento, foram realizadas mesas redondas e grupos de trabalho, que contaram com a participação de representantes de todos os estados. A gerente de humanização da SES-AM, Fabiana Gurgel, participou dos grupos de trabalho da região norte da educação e saúde, que elaboraram matrizes de análises para identificar as dificuldades e desafios dentro dessa área.
Entre os temas discutidos estavam questões de financiamento, retomada e fortalecimento das comissões de ensino e serviço, fortalecimento das residências, além de questões relacionadas ao plano de carreira dos servidores da saúde, avaliações de desempenho, saúde e segurança do trabalhador.
Trabalho e destaque
Os grupos de trabalho identificaram os maiores problemas das suas regiões, levando em consideração as especificidades locais. No caso da SES-AM, o estado foi destaque dentro da região norte em relação aos trabalhos voltados para revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), implementação do PCCR e também as avaliações de desempenho.
Além disso, a SES-AM também se destacou com o trabalho da Mesa de Negociação Permanente do SUS, que é a única na região norte em funcionamento. O espaço tem como objetivo democratizar as relações de trabalho na saúde e tratar conflitos e demandas decorrentes das relações de trabalho, contribuindo para o efetivo funcionamento do SUS e o acesso universal, igualitário, humanizado, ordenado e de qualidade às ações e serviços de saúde.
O Amazonas ganhou notoriedade em relação à existência do núcleo de saúde e segurança do trabalhador, tendo instituído uma portaria para sua criação. Segundo Fabiana Gurgel, a promoção e integração tanto da educação como da gestão do trabalho foram apontadas como benefícios diretos para os servidores, contribuindo para o fortalecimento do SUS em todos os seus âmbitos, tanto municipal quanto federal.