Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, visa aumentar a conscientização sobre essa condição que afeta milhões de pessoas no mundo. Em meio a iniciativas de prevenção e tratamento, a nutrição se destaca como uma ferramenta fundamental na gestão dessa doença. Em particular, a inclusão de alimentos regionais da Amazônia pode oferecer benefícios significativos para os pacientes.
Tucumã, cupuaçu, açaí, jambu, banana pacovã, castanha e farinha do uarini não são apenas saborosos, mas também ricos em nutrientes que podem ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue. A utilização desses produtos na dieta de pessoas diabéticas tem sido defendida por especialistas na área.
Manuela Marinho, responsável técnica da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE, ressalta a importância de incorporar esses alimentos regionais na dieta. “A inclusão de produtos como a banana pacovã, rica em fibras, e o tucumã, que possui gorduras saudáveis, costuma proporcionar resultados satisfatórios no controle glicêmico. Além de nutritivos, eles são parte da cultura local e podem ser facilmente acessíveis aos pacientes”, afirma.
“A combinação correta dos alimentos contribui de forma significativa para o controle da glicemia. A farinha de mandioca e a banana, por exemplo, não são indicados para quem tem diabetes. Porém, quando utilizados dentro de uma estratégia nutricional, podem ser consumidos de forma segura por diabéticos”, complementa.
Durante o mês de novembro, a Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE promove ações educativas sobre diabetes, com foco na nutrição e prevenção. A iniciativa inclui palestras, consultas nutricionais e oficinas culinárias, onde são abordadas as melhores práticas alimentares para o controle da doença.
“Queremos desmistificar a alimentação do diabético, mostrando como é possível ter uma dieta saborosa e saudável utilizando alimentos do dia a dia. Nossa meta é empoderar as pessoas com informações e recursos para que possam gerenciar sua condição de forma eficaz”, completa a especialista.
Conheça os serviços da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE
Os atendimentos oferecidos são avaliação, diagnóstico e laudo nutricional; orientação alimentar individualizada; acompanhamento nutricional nos ciclos normais da vida; orientação nutricional em doenças como diabetes, hipertensão, anemias, gastrite, osteoporose e outras patologias; e programa nutricional de acolhimento a pessoas com diabetes tipo 2. Os agendamentos devem ser feitos por meio do WhatsApp (92) 3212-5169 ou na própria Clínica-Escola, localizada na Av. Getúlio Vargas, 720, Centro.
O local oferece aos estudantes a oportunidade de aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso por meio de atendimentos supervisionados e programas educativos. Esse ambiente permite que futuros profissionais desenvolvam habilidades práticas e aprofundem sua compreensão sobre a influência da nutrição na saúde dos pacientes.