Manaus,
×
Manaus,

Saúde

Amazonas recebe lançamento do projeto GastrOpy com palestra do chef Rodrigo Oliveira

Iniciativa pioneira pela Opy Health é para capacitar acompanhantes de pacientes do Hospital Delphina Aziz


Para garantir a segurança alimentar e o preparo correto das dietas dos pacientes, o Governo do Amazonas recebeu, neste sábado (18), o lançamento do projeto GastrOpy, iniciativa pioneira desenvolvida pela Opy Health para capacitar os acompanhantes de pacientes do Hospital Delphina Aziz.

(Foto: Antônio Lima/Secom)

A palestra de lançamento foi realizada pelo renomado e premiado chefe de cozinha, Rodrigo Oliveira, atualmente jurado do reality culinário MasterChef Brasil.

O treinamento com técnicas básicas de preparação e manipulação de alimentos, realizado na unidade e antes da alta hospitalar, é destinado aos acompanhantes de pacientes acolhidos pela assistência social com prescrição de dietas orais ou enterais específicas, com o objetivo da produção correta das dietas no âmbito domiciliar.

O presidente da Opy Health, Silveira, explicou como surgiu o projeto e a ideia de fazer o lançamento em um hospital de Manaus.

(Foto: Antônio Lima/Secom)

“O GastrOpy nasceu da ideia de treinar os nossos auxiliares e além disso, treinar os acompanhantes dos pacientes que saem daqui com uma prescrição de dieta especial, e muitas vezes não sabem preparar. Hoje, quando o acompanhante do paciente sai daqui, ele já sai com todos os conhecimentos de como preparar uma alimentação adequada, e isso diminui o retorno do paciente ao hospital”, ressaltou.

Na 1ª fase, o curso prático de gastronomia foi destinado aos cozinheiros e chefs de cozinha da unidade com técnicas e procedimentos culinários atualizados para a melhoria constante da alimentação fornecida pelo hospital. O programa eleva o nível do atendimento oferecido aos amazonenses por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

(Foto: Antônio Lima/Secom)

O diretor regional da empresa, Thiago Python, informou como será o processo de escolha dos pacientes que vão fazer parte do curso.

“A seleção é feita em conjunto com a empresa que cuida da parte médica para trazer todos os acompanhantes de pacientes que precisam de uma dieta restritiva. Aqui, é uma comida adequada para todos os envolvidos no hospital, mas que ela seja também saborosa, por isso a gente investe tanto em processo”, explicou.

“Para você ter saúde, você precisa comer bem. Eu fiquei muito feliz em ver que aqui tem uma estrutura incrível, com um grande chefe de cozinha. Existe um cuidado com a apresentação, com a parte dos ingredientes, sendo tudo feito com prazer. Cozinhar dentro de um hospital é uma grande responsabilidade. Ainda mais com os ingredientes da Amazônia, onde se produz alguns dos ingredientes mais cobiçados do mundo”, disse.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 1 =