Manaus,
×
Manaus,

Registrando

Morre João Donato, aos 88 anos

Artista se notabilizou pela inventividade com que fundia diferentes gêneros musicais, em obras que se tornaram marcos da MPB


Morreu, na madrugada desta segunda-feira (17), o pianista, compositor e arranjador João Donato, aos 88 anos. O músico morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde. Na última semana, ele havia sido internado, num hospital no Rio de Janeiro, devido a uma infecção nos pulmões. A notícia foi confirmada pela família de Donato.

(Foto: Reprodução Internet)

Natural de Rio Branco, capital do Acre, Donato foi parceiro musical dos principais expoentes da bossa nova — como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto —, o multi-instrumentista se notabilizou pela inventividade com que fundia, a um jeito único, diferentes gêneros musicais, como jazz, samba e ritmos caribenhos.

A mistura irreverente dá o caldo (e o tom) de obras que se tornaram marcos da MPB, como “A rã”, “Nasci para bailar”, “Amazonas”, “Simples carinho”, “Bananeira”, “Emoriô”, “A paz”, “Lugar comum” e “Até quem sabe”.

 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − oito =