Manaus,
×
Manaus,

Registrando

Moderação é a chave para aproveitar as festas juninas sem comprometer a saúde

Confira as dicas da nutricionista Izabele Acioli


As festas juninas estão chegando e, com elas, a irresistível tentação das guloseimas típicas. Mas atenção: exagerar no consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras pode trazer malefícios à saúde. Para evitar transtornos alimentares e curtir sem medo, a nutricionista Izabele Acioli deu algumas dicas.

img-20240621-wa0014

Foto: Divulgação

É possível aproveitar as festas e saborear os quitutes sem culpa, desde que se faça com moderação. Opte por porções menores e dê preferência aos alimentos mais saudáveis, como milho cozido, pinhão, cuscuz e espetinhos de frutas.

“O milho, por exemplo, é rico em fibras e faz muito bem para nossa saúde, porém, em sua versão assada, ele libera algumas substâncias que não são benéficas para nossa saúde, por isso devemos dar preferência ao milho cozido”, afirmou.

Fique atento aos ingredientes. As comidas juninas geralmente são ricas em açúcar, gordura saturada e sódio. Esses nutrientes, em excesso, podem contribuir para o aumento do peso, problemas de colesterol, diabetes e doenças cardíacas.

“Alimentos à base de milho, paçocas, amendoim são altamente calóricos merecem atenção com excessos”, alertou a nutricionista.

A profissional sugere ainda alimentos sem aditivos artificiais e conservantes.

“Algumas pessoas com diabetes devem optar por adoçantes naturais, como stevia e xilitol, ou reduzir a quantidade de açúcar quando tolerado ao paciente. O leite também pode ser substituído pelo desnatado. Produtos feitos à base de milho devem ser preferencialmente naturais. Quando em conserva, não faz bem à saúde. E o transgênico pode ser responsável, hoje, por reações alérgicas em algumas pessoas”, disse.

Bebidas em excesso

Com relação às bebidas, a especialista fala sobre consumo consciente. “No lugar da cachaça no quentão, temos a possibilidade de substituir pelo suco de uva tinto, que fica uma delícia após ser aquecido. E aí temos a opção de quentão saudável”, sugeriu Izabele.

As festas juninas não são sinônimo de descuido com a alimentação. Durante o período, procure manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras e grãos integrais. Além disso, beba bastante água para se manter hidratado.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 11 =