O presidente Lula (PT) homenageou o ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes, que morreu neste domingo 12, aos 83 anos.
Mendes estava internado no hospital Sírio Libânes, em São Paulo, tratando de diverticulite aguda e broncopneumonia. A causa da morte ainda não foi divulgada.
“Amazonino se dedicou a causa da vida pública até o fim. Com merecimento seu nome seguirá sendo sinônimo do estado que governou e amou. Minha solidariedade e meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores”, disse Lula.
Amazonino Mendes tinha gosto e vocação política, governando o estado do Amazonas quatro vezes, representando-o no Senado, e sendo também prefeito três vezes de Manaus.
— Lula (@LulaOficial) February 12, 2023
Amazonino se dedicou a causa da vida pública até o fim. Com merecimento seu nome seguirá sendo sinônimo do estado que governou e amou. Minha solidariedade e meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Amazonino Mendes.
— Lula (@LulaOficial) February 12, 2023
E complementou: “Tenho orgulho e fiquei muito agradecido quando recebi seu apoio no segundo turno de 2022, em um vídeo onde defendia uma visão moderna de desenvolvimento para a região Norte do Brasil”.
No vídeo, Amazonino diz que “com entusiasmos cívico, aplaudo a candidatura do ex-presidente Lula”. Assista:
Agradeço o apoio e voto do ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes. Vamos recuperar nossa Amazônia e cuidar do povo que vive na região. pic.twitter.com/mokpBqnK9U
— Lula (@LulaOficial) October 8, 2022
Nas redes sociais, o vice-presidente Geraldo Alckmin, relembrou a trajetória política de Mendes e desejou conforto aos familiares.
Recebi, com profundo pesar, a notícia do falecimento do governador Amazonino Mendes. Ao longo de sua vida pública, Amazonino foi um grande defensor do povo amazonense, em todos os cargos que exerceu, tanto no Legislativo como no Executivo. Meus sentimentos à família e amigos.
— Geraldo Alckmin ?? (@geraldoalckmin) February 12, 2023
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, classificou o criador da UEA e precursor do Samu, como um dos “homens mais ilustres do Amazonas”.
O Brasil perde um relevante homem público com a morte de Amazonino Mendes. O nome de batismo já indicava sua predestinação para se tornar um dos filhos mais ilustres do Amazonas ao ocupar, por mais de uma vez, o cargo de governador, além de ter sido senador e prefeito de Manaus.
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) February 12, 2023
Os colegas de parlamento amazonense também usaram as redes sociais para lamentar o ocorrido e homenagear Mendes. Em nota de pesar, a Assembleia dos Deputados do estado afirma que “seu legado está para sempre em nossa história”.
“Nós, os 24 deputados estaduais do Amazonas, lamentamos o falecimento do ex-governador Amazonino Mendes. Que entra hoje, definitivamente, para o rol dos homens públicos que deixaram grandes feitos para o Amazonas.
Seu legado está para sempre em nossa história” pic.twitter.com/e0ZDiIQl33— Assembleia do Amazonas (@AssembleiaAM) February 12, 2023