A jovem ativista ambiental indígena do povo Kambeba, de Manaus, Tainara da Costa Cruz, de 18 anos, foi selecionada para participar da 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), no Egito, que acontece até o dia 18 de novembro.
Ela e outros 42 jovens de diversos coletivos e organizações sociais do país foram escolhidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a organização da sociedade civil Viração Educomunicação, para representar a adolescência e a juventude brasileira na conferência.
Segundo a Unicef, Tainara e os jovens que estão na COP 27 foram selecionados a partir dos projetos apresentados e do potencial como multiplicadores. A expectativa é que possam compartilhar e multiplicar o conhecimento em suas localidades quando retornarem, além de seguirem com as atividades que já desenvolvem.
Tainara abraça a luta de jovens lideranças pelos direitos dos povos indígenas. Para seu primeiro evento internacional, ela já preparou a tinta à base de urucum – de uso indígena para pintura corporal –, sua vestimenta com grafismos típicos do povo Kambeba e o discurso que tange para conservação da Floresta Amazônica.
“O evento é uma oportunidade de valorizar nossa cultura e dar voz aos povos indígenas sobre questões ambientais. A cada ano, por exemplo, percebemos que os impactos das mudanças climáticas são significativos”, explica a jovem.
COP 27
A 27° Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), acontece entre os dias 6 e 18 de novembro. Com o tema “Juntos para a implementação”, o encontro reunirá líderes mundiais com o objetivo de debater medidas de contenção das mudanças climáticas. A COP 27 pretende passar das negociações e planejamento para a implementação de ações.