“Alterego da Amazônia-ArteTeatro” (2021) é o nome da obra, da artista visual Rakel Caminha, que inspira a mais nova estampa produzida pela Manart Galeria Virtual. A obra tem como referência o Teatro Amazonas, fundado em 1896 e tombado em 1966, como Patrimônio Histórico Nacional. Nela está representada, entre outras coisas, através de uma estética semiótica, a famosa cúpula do Teatro Amazonas, que chama a atenção de todos por sua exuberância, com 36 mil peças, nas cores da bandeira brasileira, importadas da Alsácia, na França.
“Eu quis criar uma criatura que tivesse a cara de Manaus e da Amazônia, em uma paleta bem enérgica. Utilizei o elemento do sol no olho, a cúpula do teatro como se fosse a cabeça, trouxe as texturas do largo, e a estampa do pied-de-poule, representando um pouco dessa relação Manaus-França, fortalecida durante a “Belle Époque” do estado. A obra é uma mistura de elementos que formam um ser simpático e convidativo, que nos encara, como se tivesse um segredo e como se fosse um guardião. Os guaranás-borboleta assistem a cena; são o arquétipo da proteção, da energia e da liberdade”, conta a artista.
Uma artista múltipla
Rakel é formada em publicidade e propaganda e autodidata nas artes, desde a infância, uma das apostas mais promissoras do novo cenário de artes visuais de Manaus. “Meus temas no geral são surreais, existenciais, brincam com a realidade. Esses últimos tempos, eu senti necessidade de falar mais sobre a natureza, ecologia e me dediquei a isso como uma forma de fazer a diferença para o mundo; já que estamos num ritmo que o planeta não aguenta. Se a arte toca e sensibiliza, ela também pode fazer refletir, impactar, mudar, florescer”, disse.
A artista participou da exposição “Tatuagem” (2017) realizada no “Les Artistes-Café Teatro” que também seguiu por dois meses na galeria “Moacyr Andrade” (SESC). Participou também da mostra coletiva “Verão na Praça” e agora, a nova Mostra Coletiva, que está em exposição na Galeria do Largo, situada na Rua Costa Azevedo, 290, no Centro, com visitação gratuita e sem necessidade de agendamento, seguindo todos os protocolos de prevenção à COVID-19.
Loja Online
O primeiro lote de produtos que inclui quarenta camisas, nos modelos tradicional e baby look e tamanhos que vão do PP ao 2X, com a estampa “ARTETEATRO” já encontra-se disponível no site, acesse: www.manartgaleria.com
Lei Aldir Blanc
O lançamento da estampa ARTETEATRO faz parte do projeto de Expansão da Manart Galeria, que foi contemplado pelo Edital Prêmio Feliciano Lana por meio da Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura.