Avanço de nível do Rio Amazonas faz com que Boi Garantido prepare saída do galpão para área de concentração no Bumbódromo
Rio Amazonas começa a entrar na parte do calçamento da Cidade Garantido e invadir os galpões, dados indicam que o nível da enchente registrada até o momento em Parintins está 19 centímetros acima quando comparada ao mesmo período do ano passado
Parintins – Por conta do avanço no nível do Rio Amazonas, que começou a entrar na parte do calçamento da Cidade Garantido, além de invadir os galpões, a diretoria do Boi Bumbá Garantido comunicou o Governo do Estado; Secretaria de Cultura e Prefeitura de Parintins sobre a situação e a busca de auxílio. O objetivo é alinhar o suporte necessário para o funcionamento de uma estrutura para realização dos trabalhos artísticos, na área de concentração do Bumbódromo.
O presidente do Garantido, Antônio Andrade, disse que existe uma preocupação com o inevitável alagamento, mas que todas as medidas necessárias foram tomadas pela diretoria do bumbá para se antecipar ao problema causado pelo fenômeno natural da enchente e dar qualidade de trabalho aos artistas. “Reformamos o telhado e ajustamos as caneletas, além de termos refeito a parte elétrica. Porém, as águas que entram na Cidade Garantido vem do rio e também são da chuva. Teremos que sair”, explicou.
A Direção Geral do Espetáculo (DGE) e a diretoria da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido estão montando um planejamento da saída dos módulos de alegorias para a concentração, na área externa do Bumbódromo. Dentro dos galpões, os artistas responsáveis pelas alegorias trabalham para acelerar a confecção da estrutura dos módulos e aprontar o que for possível para facilitar o translado e a montagem final na área de concentração.
De acordo com dados da Coordenadoria de Defesa Civil, o nível da enchente registrada, em média este ano em Parintins, está até agora, 19 centímetros acima do mesmo período do ano passado.