Manaus,
×
Manaus,

Início da temporada de cruzeiros em Parintins

A temporada de cruzeiros promete impulsionar a economia local


No domingo (22), Parintins deu as boas-vindas ao navio “Seabourn Pursuit”, marcando o início da temporada de transatlânticos 2023/2024 na região. Esta temporada promete não apenas encantar os turistas, mas também impulsionar a economia local de maneiras significativas.

Foto: Yuri Pinheiro

Com 21 navios programados para atracar na sede do município e outros nove na região de Valéria, espera-se receber aproximadamente 17 mil turistas ao longo da temporada. Esse fluxo turístico não apenas beneficia os visitantes, mas também energiza a economia local, movimentando a cadeia produtiva do turismo.

A secretária de Cultura e Turismo, Karla Viana, enfatiza a importância do turismo para o município e o trabalho da Prefeitura de Parintins no operacional para receber os visitantes com segurança. “A temporada não só aumenta a demanda por serviços de transporte, como também impulsiona o comércio de artesanato local e beneficia agências de viagem e prestadores de serviços turísticos. Para garantir que essa temporada seja bem-sucedida, medidas como o ordenamento da área do porto, reforço na segurança e organização da feirinha de artesanato estão sendo implementadas”, pontua a secretária.

Para a artesã Katia Geane Brito, as expectativas para a temporada são as melhores.

“É uma temporada muito esperada, onde conseguimos vender nossos produtos e ganhar visibilidade internacional. Os turistas gostam de levar lembranças, desde artesanato até produtos naturais como piranhas e peças decorativas. Há uma alta demanda, e esperamos ter um ótimo faturamento. É um período em que muitos dólares entram na cidade, e estamos confiantes de que será uma temporada lucrativa para todos nós”, diz.

Foto: Eder Repolho

Os tricicleiros, parte essencial da experiência turística em Parintins, também trabalham para receber os visitantes. Rafael Gonçalves, presidente da Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP), destaca a importância desses serviços diferenciados e da capacitação contínua para oferecer qualidade aos turistas.

“Nos preparamos para isso. Nossa associação está organizada e padronizada. Todos os triciclos recebem capacitação para prestar um serviço diferenciado. Estamos indo para mais um ano, graças a Deus, prestando esses serviços para americanos, nacionais e internacionais que vêm até nossa cidade”, ressalta.

Além dos benefícios econômicos, a temporada de cruzeiros é uma oportunidade para os artistas locais. O Boi Caprichoso, uma das atrações especiais para os turistas, apresentou um espetáculo no Parintins Convention Center. “Essa temporada não apenas valoriza a arte local, mas também oferece uma plataforma para mostrar o talento parintinense”, enaltece a dançarina Brena Souza.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 11 =