Manaus,
×
Manaus,

Garantido cumpre promessa de Lindolfo Monteverde e brinca nas ruas de Parintins

A programação iniciou com a reza da ladainha à São João no curral tradicional da Baixa de São José


Uma tradição que se repete todos os anos para cumprir a promessa feita por Lindolfo Monteverde a São João Batista de levar o Boi Garantido para brincar nas ruas, evoluir ao redor das fogueiras e em frente das casas do reduto encarnado.

img-20240625-wa0012

Fotos: Tom Ribeiro

A programação iniciou com a reza da ladainha à São João no curral tradicional da Baixa de São José, uma tradição religiosa realizada pelos descendentes de Lindolfo e membros da tradição do boi, ao comando de dona Maria do Carmo Monteverde, filha de Lindolfo. Ao final guloseimas foram distribuídas para o público, como manda a tradição. Nesta mesma data o Boi-Bumbá Garantido completou 111 anos.

Após o momento de fé e religiosidade, o cortejo encarnado saiu às ruas da cidade. A caminhada seguiu ao som das toadas antológicas e das atuais do bumbá, sempre acompanhada pela Batucada, vaqueirada e o trio elétrico Pavulagem. Como manda a tradição em cada casa onde estava uma fogueira o boi de pano brincava para as famílias. São 111 anos de história do maior campeão, do Boi do Povão, que resiste ao tempo e celebra nas ruas junto com seu povo encarnado.

Capela de São João e documentário

Para reforçar a origem religiosa e dedicação aos santos protetores, a diretoria do Boi Garantido, a Família Monteverde e convidados realizaram a inauguração da capela em homenagem a São João Batista, no curral tradicional da Baixa de São José. Logo após a reza da ladainha, foi lançado também o documentário “Garantido, a tradição cultural de Lindolfo Monteverde”, tendo como proponente a neta de Lindolfo, Cleumara Monteverde, uma iniciativa contemplada pela Lei Paulo Gustavo.

Fotos: Tom Ribeiro

“São João Batista está na história do boi, e nós hoje, estamos em um momento de reconstrução em todos os sentidos. Reconstrução e resgate de uma história que está aqui nesse curral. Aqui exatamente onde é esse palco era a casa do mestre Lindolfo, uma casa simples de um pescador, de uma pessoa humilde, de descendência negra-indígena. Aqui foi um quilombo de transfiguração afro-idigena onde Lindolfo criou seu boi. Então, nós estamos registrando um novo momento da projeção da família Monteverde como história do nosso boi. Nós não podemos desassociar a importância dessa história do nosso boi Garantido que hoje vai para o planeta, mas tem uma origem de uma pessoa simples, humilde, do povo que fez da sua sabedoria popular esse brinquedo que se transformou no maior espetáculo da nossa região”, ressaltou o presidente do Boi Garantido Fred Góes.

De acordo com dona Maria do Carmo Monteverde, é uma grande satisfação poder manter viva a memória de seu pai, o pagamento da promessa de realizar as ladainhas, a saída às ruas com o boi brincando ao redor das fogueiras, evoluindo nas ruas e em frente as casas das famílias vermelhas e brancas da baixa do São José.

“Nós estamos felizes por esse momento, porque nós sempre cumprimos a promessa do meu pai. Eu sou muito feliz com isso e o povo todo me acompanha. O povo é religioso e ama Deus, gosta de São João Batista e todos os Santos da corte do céu. Por isso, para mim é uma alegria nesse momento”, pontuou dona Maria Monteverde.

Promessa

O Garantido foi fundado em 1913 e nasceu de uma promessa feita a São João Batista. Quando seu criador, Lindolfo Monteverde ficou gravemente doente, prometeu que, se fosse curado, construiria um boi para alegrar as pessoas durante as festividades de junho. A promessa se concretizou, e o Garantido ganhou destaque como uma das figuras mais emblemáticas do festival, enraizando-se ainda mais no rico folclore do Amazonas.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 3 =