Manaus,
×
Manaus,

Festival Folclórico de Parintins tem programação divulgada

Secretarias fazem programação integrada e festival promete ser o mais sustentável de todos os tempos


Nesta quinta-feira (22), o Governo do Amazonas divulgou a programação do 56° Festival de Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho. Neste ano, o festival promete ser ainda maior que a última edição e carregando a bandeira da sustentabilidade como um de seus focos.

(Foto: Antônio Lima/Secom)

Cultura

Marco Apolo Muniz, Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, falou sobre os preparativos da pasta para festa dos bumbás, que incluem roteiro de visitação ao Bumbódromo, galeria de arte a céu aberto e vasta programação musical.

“A gente começa nossas atividades no dia 26 com a Estação da Cultura, na Praça da Catedral, com exposições, atividades culturais e apresentações durante todo o dia, compondo também com outras atividades, de outras pastas”, disse Muniz.

“A partir do dia 28, fazemos a visitação ao bumbódromo, atividade que começamos ano passado porque vimos que muitos que iam a Parintins pra viver essa emoção e experiência do Festival, mesmo sem ingresso tinha vontade de conhecer o Bumbódromo”, conta Muniz.

(Foto: Antônio Lima/Secom)

Neste ano, Parintins ganha ainda mais cor e música pelas ruas. Muniz, contou que os visitantes vão ganhar muitos espaços instagramáveis.

“A Galeria Cidade Aberta, onde pegamos vários muros pela cidade e nele foram executadas várias obras de artes, de artistas que este ano não estão atuando diretamente nos Bois, gerando também espaços instagramáveis. Teremos mais uma vez o Trio Panavueiro, que acontece nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, com concentração as 14h. Esse é o momento que levamos o festival de Parintins para as ruas”, finalizou Muniz.

Além disso, a programação desse ano conta ainda com o ‘Roteiro das Artes’, que traz uma catalogação com todas as informações técnicas e ilustrações dos projetos artísticos e de economia criativa realizados pelo Governo do Estado no município. Nesta edição, serão elencados novos projetos da temporada bovina e a comemoração dos 35 anos do Bumbódromo.

Turismo

Gustavo Sampaio, presidente da Amazonastur, disse que o foco neste ano é dar ao público a experiência do que é viver Parintins e para isso conta com quase 24h de atividades.

(Foto: Antônio Lima/Secom)

“Esse é o evento de maior relevância para o turismo no estado e nesse ano, a Amazonastur e a gestão do governador Wilson Lima prepara uma estrutura certamente jamais vista em Parintins. A nossa ideia é fazer uma experiência de festival familiar, proporcionando quase 24h de atividades pra quem for a cidade”, conta Sampaio.

No dia 29 de junho, a Amazonastur em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, trazem o “Ritmos na Ilha”, levando diversas atrações musicais e a transmissão do Festival de Parintins. O evento com entrada gratuita acontece na Rua Governador Leopoldo Neves, do dia 29 de junho até o dia 2 de julho, a partir das 19h.

Além disso, a programação conta com o “Turistódromo”, espaço disponível para os visitantes da ilha encontrar atendimento de órgãos, além de pintura corporal indígena, espaço para fotos, e este ano, outra grande novidade é o passaporte que será distribuído pela Amazonastur. Com o passaporte o turista poderá coletar vários carimbos em alguns pontos que visitar pela cidade e trocar por brindes personalizados, quando este já estiver com três carimbos.

(Foto: Antônio Lima/Secom)

O funcionamento será do dia 27 de junho até o dia 02 de julho, sendo na terça (27/06), quarta (28/06) e domingo (02/06) das 9h às 16h, e na quinta (29/06), sexta (30/06) e sábado (1º/07), das 9h às 17h.

Ilha da Magia Sustentável

Eduardo Taveira, secretário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), disse que este ano o festival será o mais sustentável de todos os tempos. Com projetos que visam a continuidade para além da do período bovino.

(Foto: Antônio Lima/Secom)

“Recicla, Galera”, projeto em parceria com a Coca-Cola Brasil, retorna ao festival com o objetivo de destinar a maior quantidade possível de resíduos para a reciclagem, com a meta de destinar corretamente 5 toneladas de resíduos. O projeto vai atuar em três frentes: gestão de resíduos, fortalecimento da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), além de educação ambiental e voluntariado.

As ações da pasta também inclui a instalação de 36 ecopontos pela cidade e a grande disputa de reciclagem entre as galeras no Bumbódromo. Além disso, o “Recicla, Galera” tem o objetivo de ampliar a geração de renda para os catadores de Parintins, com investimentos para estruturar a Ascalpin, e garantir que toda a venda dos materiais coletados durante o Festival será feita por meio da Associação.

Acessibilidade

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) vai coordenar o espaço acessível dentro do Bumbódromo, onde serão disponibilizadas 60 vagas diárias para PCDs e acompanhantes. O espaço atende a Lei 241/2015, que consolida a legislação relativa às pessoas com deficiência no Estado do Amazonas.

(Foto: Antônio Lima/Secom)

“Boi-bumbá para todos”

A Sejusc leva também para a Ilha da Magia a campanha “Boi-bumbá para todos”, com ações que tem o intuito de informar e prevenir violações de direitos humanos durante o Festival.

Na segunda-feira (26), a programação tem foco em cinco públicos considerados mais vulneráveis em grandes eventos: população LGBTQIAPN+, crianças e adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência (PCDs) e idosas. O Governo do Amazonas vai levar para Parintins uma equipe capacitada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para atuar nas abordagens, identificação e soluções de casos.

Rede de Proteção 

Em busca de um festival mais seguro para todos, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) leva aos visitantes da ilha uma ‘Rede de Proteção e Sistema de Garantia de Direitos’. A pasta irá atuar nas Central Integrada de Fiscalização (CIF) com o objetivo de combater e prevenir situações de vulnerabilidade e violência.

Além disso, a pasta também conta ações que incluem abordagens e sensibilização contra a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes e trabalho infantil. As atividades da pasta começam no dia 29 de julho e vão até 2 de julho.

(Foto: Antônio Lima/Secom)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 14 =