A Coca-Cola Brasil mantém um relacionamento de longo prazo com o Festival de Parintins. Parceira oficial há 28 anos deste patrimônio cultural do país, a empresa destinou mais de R$ 30 milhões nas últimas edições para a realização do evento.
Em 2024, além do patrocínio, a companhia destinou recursos para a economia circular, fomentando iniciativas como o “Recicla, Galera”, programa que incentiva a coleta seletiva, estimula a cadeia de reciclagem e capacita catadores, gerando emprego e renda na região. A ação está em sua terceira edição e já coletou e reciclou um total de oito toneladas de resíduos. Este ano, foram coletadas mais de 9 toneladas de resíduos, fortalecendo a sustentabilidade como um dos pilares do Festival de Parintins, ao lado da Cultura, Turismo, Empregabilidade e Renda. A ação também integrou o projeto “Limpeza de Rios, Praias e Manguezais” da marca Sprite, que faz parte do portfólio de The Coca-Cola Company, reafirmando o compromisso com a conservação ambiental. A iniciativa conta ainda com o programa Blue Keepers do Pacto Global da ONU e da ONG Remada Ambiental.
A limpeza ocorreu no último dia 29, em meio às iniciativas do Festival de Parintins. O mutirão de limpeza contou com representantes da Coca-Cola Brasil e do Governo do Amazonas, além de uma equipe de apoio formada por profissionais do Blue Keepers, Impact Hub e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A ação também recebeu o apoio da Secretaria de Limpeza Pública da Prefeitura de Parintins e Sebrae.
“Estamos empenhados em fazer a diferença para as gerações futuras e ajudar a construir um mundo mais sustentável. Com o poder de marca de Sprite, seguiremos conscientizando a população sobre a importância de proteger nossos rios, mares e oceanos, e convidando parceiros para aumentar o engajamento em nossas ações voluntárias de limpeza. Afinal, acreditamos no poder de transformação e queremos promover ações que podem gerar impacto positivo para toda a comunidade”, afirma Ted Ketterer, Diretor de Marketing Sênior da Coca-Cola Brasil.
A guia de turismo Márcia Rebeca, que atuou como uma das voluntárias na ação, ressalta que iniciativas como essa influenciam as pessoas a buscarem mais consciência ambiental. “Há 8 anos, participo de projetos como esse em Manaus para limpar e preservar igarapés. São ações pontuais, mas de grande impacto. Afinal, por meio delas podemos estimular a reflexão sobre o volume de resíduos que são jogados e que estão nas margens dos nossos rios”, destaca. E completa: “Como influenciadora e guia de turismo, é essencial mostrar que ações como essa podem, sim, mudar nossa relação com o meio ambiente. Quando colocamos a mão na massa, fica mais fácil repensar a destinação que damos aos nossos resíduos e como podemos contribuir para um futuro mais sustentável do planeta”.
EMPODERAMENTO ECONÔMICO FEMININO
Além das ações pró-meio ambiente, a companhia conta com projetos de empoderamento socioeconômico para a comunidade local, focados na vocação regional da cidade para o turismo, com programas de desenvolvimento e aceleração de microempreendedorismo. Ao lançar uma de suas etapas no festival, o ‘Coca-Cola Dá um Gás – Mulheres’ apoiará artesãs de biojóias, em um projeto realizado em parceria com o Sebrae e a Associação Cidadania e Sustentabilidade (ACSSUS).
“O artesanato é um ativo crucial da região, e o programa de capacitação ‘Coca-Cola dá um Gás no seu negócio: Mulheres’ apoiará centenas de artesãs de Manaus e Parintins, promovendo a geração de renda para esses negócios. A valorização das ecojóias amazônicas contribui para o desenvolvimento econômico sustentável das participantes e da região”, destaca Katielle Haffner, Diretora de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Coca-Cola Company para Brasil e Cone Sul.