Manaus,
×
Manaus,

Caprichoso inicia seleção das toadas do Álbum “Cultura, o Triunfo do Povo”


O Boi-Bumbá Caprichoso, detentor dos grandes hits do Festival de Parintins nos últimos anos, quer manter essa marca em 2024. Para isso, o bumbá reuniu seu time de produtores musicais, conselheiros de arte, músicos, marujeiros, diretores e itens oficiais para a primeira fase de análise das composições inscritas no edital de toadas para a formatação do álbum digital “Cultura, o Triunfo do Povo”.

Arthur Castro/Secom

Foram ouvidas 89 obras divididas em toadas de galera, vaqueirada, genéricas ou livres, boi-bumbá evolução e marujada. O corpo de jurados avaliou positivamente as toadas inscritas no concurso.

Para o maestro e produtor musical Neil Armstrong, o processo de escolha de toadas do Boi Caprichoso é o mais democrático por envolver todos os setores do bumbá. “Todos são envolvidos nas trilhas que vão emocionar na arena e levantar a galera no bumbódromo”, explicou.

Durante a escolha das músicas, são analisados vários critérios, entre eles a estrutura musical, como harmonia e melodia, assim como a própria letra das toadas. Esta é a primeira vez que a cunhã-poranga Marciele Albuquerque participa do julgamento e agradeceu ao presidente Rossy Amoedo pelo espaço ampliado aos itens femininos. “Eu estou muito feliz de viver esse momento rumo a mais um campeonato do nosso boi Caprichoso”, declarou.

img-20240119-wa0004

Fotos: Alexandre Vieira

O Conselheiro de Arte e diretor de arena, Edwan Oliveira, informou que, após esta fase, outras duas fases serão realizadas em Parintins. “Estamos aqui dentro de um processo democrático para escolher de fato o que é melhor. Temos muitas toadas boas, muitas toadas ótimas, mas nós estamos aqui para preparar o melhor álbum do Festival e nossa questão primordial que é o boi de arena”, assegurou.

Conforme o presidente Rossy Amoedo, a escolha das toadas é um dos processos mais difíceis na construção do espetáculo. Mas a nação azul e branca pode aguardar o álbum 2024 com obras que marcarão mais uma vez o Festival de Parintins.

“A escolha das toadas é fio condutor do espetáculo então fazemos uma escolha transparente, com respeito e responsabilidade, tenho certeza de que teremos toadas que irão contribuir com o tricampeonato do Festival”, concluiu.

As próximas fases da escolha de toadas do Boi Caprichoso ocorrerão em Parintins. O bumbá assegurou que já tem datas de abertura da temporada e de lançamento do álbum “Cultura, Triunfo do Povo”. A próxima audição de toadas está prevista para o início do mês de fevereiro.

Begê Muniz

A primeira fase da audição das toadas inscritas no Boi Caprichoso contou com a participação especial do músico e ator amazonense Begê Muniz. Ele acabou de participar das gravações da novela “Guerreiros do Sol”, que será lançada pela plataforma Globo Play em 2025.

O artista ganhou notoriedade após se destacar na novela “Além do Horizonte” da TV Globo, onde interpretou o capataz Matias.

Participando pela primeira vez da audição de toadas do boi bicampeão do Festival de Parintins, o artista se mostrou muito feliz e destacou a organização e transparência de todo o processo. “É um prazer estar dentro da seleção de toadas e, depois, no Festival quero ver como o público vai reagir com as músicas escolhidas, acredito que mais uma vez teremos uma torcida encantada com as melhores toadas do Festival”.

Ele conta que seu amor pelo Boi Caprichoso foi passado de pai para filho, alimentado dentro da família. “Meu pai é Caprichoso e então já torcia desde criança. E, eu sou músico e as toadas do Caprichoso sempre foram mais bonitas, então sempre me identifiquei”, conclui.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − oito =