Manaus,
×
Manaus,

Caprichoso e Garantido encantam na primeira noite

As apresentações seguem nos dias 29 e 30 de junho


Na abertura do 57º Festival de Parintins, nesta sexta-feira (28), o Boi Caprichoso, com o tema “Cultura – O Triunfo do Povo”, apresentou o subtema “Raízes: O Entrelaçar de Gentes e Lutas”. O espetáculo destacou as tradições e a história do boi-bumbá azul, emocionando o público.

festival-de-parintins-2024_boi-caprichoso-abre-primeira-noite-e-empolga-publico-2_-foto-arthur-castro-secom

Arthur Castro/Secom

O presidente do bumbá, Rossy Amoedo, expressou otimismo e destacou o trabalho árduo realizado nos últimos meses, esperando surpreender o público nas três noites do festival.

“É um dia muito especial. Nos preparamos, incansavelmente, durante meses. E é hora de imprimir esse sentimento e tudo aquilo que nós pensamos ao longo desses meses nesse programa de planejamento”, disse Rossy.

O Touro Negro encantou o público com uma performance aérea, trazendo o apresentador Edmundo Oran, o levantador de toadas Patrick Araújo e o boi içados por um guindaste.

O espetáculo contou com alegorias gigantes, toadas tradicionais e entradas marcantes, como a da cunhã-poranga Marciele Albuquerque, que encantou ao se transformar em serpente, com a lenda amazônica “A Dona da Noite”, obra do artista Roberto Reis.

O boi-bumbá Caprichoso encerrou sua apresentação com o líder Yanomami Davi Kopenawa na arena. O indígena é figura central da alegoria de Motokhari, para o Ritual Indígena, que teve a interpretação do Pajé Erick Beltrão. A obra é de autoria do artista de ponta Algles Ferreira e equipe.

festival-de-parintins-2024_boi-caprichoso-abre-primeira-noite-e-empolga-publico-4_-foto-arthur-castro-secom

Arthur Castro/Secom

Garantido encerra a primeira noite e encanta a galera vermelha

Com o tema da primeira noite “Menina dos Olhos do Mundo”, como parte do projeto “Segredos do Coração”, o Boi Garantido encerrou o primeiro dia do 57º Festival de Parintins, na madrugada deste sábado (29). Este ano, as apresentações acontecem nos dias 28, 29 e 30 de junho.

festival-de-parintins-2024_garantido-encerra-a-primeira-noite-e-encanta-a-galera-vermelha-e-branca-no-bumbodromo-1_foto-mauro-neto-secom

Mauro Neto/Secom

O presidente do Boi-bumbá Garantido, Fred Góes, destacou a importância de todo o corpo artístico para fazer um espetáculo tranquilo e pronto para a disputa do 33º título este ano.

“O coração está louco para revelar os grandes segredos. Posso dizer que o coração está bem, fechando a primeira noite sem nenhum estresse e com a nossa galera pronta para explodir. O artista é o vetor de todos nós, porque é ele quem nos anima e nos coloca para o alto”, declarou o presidente do Boi Garantido, Fred Góes.

A primeira noite conduziu na arena a origem da vida, com base na resistência e sabedoria de uma das maiores nações indígenas do Brasil: os Sateré-Mawé.

Um dos grandes destaques da noite foi a entrada da cunhã-poranga do boi vermelho e branco, Isabelle Nogueira. Descendo do alto de uma alegoria, representando o item 9, Isabelle encantou e ganhou um verso na arena do amo do boi, João Paulo Faria, que falou sobre a felicidade de todos os itens individuais.

festival-de-parintins-2024_garantido-encerra-a-primeira-noite-e-encanta-a-galera-vermelha-e-branca-no-bumbodromo-3_cunha-poranga-isabelle-nogueira_foto-mauro-neto-secom

Mauro Neto/Secom

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 5 =