Manaus,
×
Manaus,

Alvorada do Garantido 2024: Parintins avermelhou com multidão nas ruas

Noite de muita chuva, resistência e felicidade, multidão cantando, shows dos itens e reencontro da cunhã com o povão


Uma noite apoteótica voltada para a cultura popular com uma multidão unida em um único objetivo: brincar de boi-bumbá e manter a tradição de folclorear nas ruas de Parintins, mesmo com a forte chuva. Assim foi a Alvorada do Boi Garantido 2024, na madrugada desta quarta-feira, 1? de maio, Dia do Trabalhador.

img-20240501-wa0032

Fotos: Élcio Farias e Tom Ribeiro

Declarada como patrimônio cultural e imaterial do Amazonas, a Alvorada é uma das maiores manifestações populares à céu aberto do Norte do País, que acontece há 49 anos. A manifestação só perde em número de público para as três noites do Festival de Parintins e a procissão de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade.

O evento deste ano marcou a reestréia do trio elétrico “Pavulagem”, um carro de som reestruturado que, anos atrás, fazia parte das programações de rua do Boi Garantido. Em cima do Pavulagem, Banda Garantido e os levantadores de toadas executavam as melhores composições que marcaram época no Boi da Baixa do São José.

No chão, a Batucada, Comando Garantido, Garantido Show, itens oficiais, vaqueirada, o Boi Garantido e milhares de pessoas vibraram, se divertiram e cantaram durante todo o trajeto. O ‘mar vermelho e branco’ se formou por volta das 2h, partindo da rua Lindolfo Monteverde, no lugar onde o então jovem entusiasta do folguedo junino, criou o Boi Garantido e que, mais de cem anos depois, é lembrado como Mestre Lindolfo”.

img-20240501-wa0035

Fotos: Élcio Farias e Tom Ribeiro

“Eu venho dizendo, semanas atrás, que essa seria a maior Alvorada de todos os tempos. Está chovendo uma chuva torrencial, mas ninguém arreda o pé. Estão todos aqui vibrando de alegria. É um momento impar, é um momento inesquecível, é o resgate do Boi Garantido. A Alvorada é tradicional, mas essa aqui é especial”, disse emocionado o vice-presidente e diretor financeiro do bumbá, Marialvo Brandão.

Show da Alvorada

Antes da caminhada em festa, a noite começou com o “Show da Alvorada”, no Curral Lindolfo Monteverde, que antecede a saída às ruas, contou com as atrações: Grupo Toada de Roda, Curumins da Baixa e Balanço da Toada. Como parte do elenco de apresentação, o evento contou com a torcida oficial Comando Garantido, Batucada, Companhia de Dança Garantido Show, Sebastião Júnior, David Assayag, Israel Paulain, Márcia Siqueira e João Paulo Faria.

Isabelle Nogueira

Além deste grande espetáculo no curral, teve o momento #BomPraKwai para homenagear a cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, que participou do reality Big Brohter Brasil 2024, da Rede Globo.

“Independente do compromisso que eu tivesse, eu estaria aqui. Essa festa é muito importante para nós, povo de alma vermelha. Nós, da Baixa do São José amamos a Alvorada. E que momento bom pra Kawai, estou muito grata”, disse Isabelle Nogueira emocionada, após sua apresentação e ao assistir o vídeo que mostrou sua trajetória de vida pessoal e profissional.

Primeiro ensaio

Seguindo uma tradição, hoje à noite, 1º de Maio, todo o elenco do Boi Garantido realiza um show no encerramento da Festa em honra a São José Operário, um dos padroeiros do bumbá. A apresentação marca também o feriado de 1? de Maio, Dia do Trabalhador, onde o Garantido realiza o que é considerado o primeiro ensaio oficial da temporada do ano do Festival de Parintins.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =