De quarta (4) a sexta-feira (6), o Largo de São Sebastião será o cenário de vários eventos culturais que vão de show de homenagem ao Dia do Samba, dentro do projeto “Tacacá na Bossa”, roda de capoeira, a lançamento de livros na Banca do Largo. Toda programação terá acesso gratuito.

O penúltimo “Tacacá na Bossa” do ano acontecerá nesta quarta-feira (4), a partir das 18h30, e será temático: uma homenagem ao Dia do Samba (celebrado em 2 de dezembro), comandada pelo Mestre Saúba, que receberá convidados, entre eles, Chico da Silva.

“Vamos fazer essa homenagem reunindo as pessoas que realizam as rodas de samba durante o ano inteiro em Manaus e que, dessa forma, mantêm a tradição na cidade”, comenta Mestre Saúba. “Também teremos a participação mais que especial de Chico da Silva, nossa maior referência, nosso sambista número um e que elevou nossa música ao cenário nacional”, pontua.

Os convidados do Mestre Saúba são Grupo Couro Velho (banda base), Bárbara e Brenda, Assis Almeida, Papaco, Mestre Arnoldo, Joel do Cavaco, Xuxu Nobre, Puca do República, Cláudia Trindade, Patecão, Roni do Pandeiro, Rai do Banjo, Lucinho do Samba, Joubert, Cláudio Sargento e William do Banjo.

Na quinta-feira (5), a partir das 18h30, na Banca do Largo, o escritor amazonense Milton Hatoum – um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea – fará uma sessão de autógrafos para o lançamento do livro “Pontos de fuga”, segundo volume da trilogia “O lugar mais sombrio”, que entrelaça o período da ditadura militar brasileira aos anos de formação de um grupo de jovens acossados pelo golpe e pelos sonhos de liberdade.

Na sexta-feira (6), a partir das 18h30, será a vez de Ailton Krenak fazer sessão de autógrafos na Banca do Largo para lançar “Ideias para adiar o fim do mundo”. No livro – adaptação de duas conferências e uma entrevista realizadas em Portugal, entre 2017 e 2019 – o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza.

Também na sexta-feira, às 18h, na Lira do Teatro (espaço entre as escadarias do Teatro Amazonas), o Grupo Incendeia Capoeira apresentará “Timbalada na Praça”, espetáculo contemplado no Edital Amazonas Cênico, que conta com demonstração de instrumentos afro, roda de capoeira e samba de roda. O grupo, formado por 15 pessoas, tem o intuito de fortalecer e divulgar a Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Leia também...