Uma das promessas de medalha para o Brasil nas Olimpíadas, Rebeca Andrade pode estar treinando um salto inédito para Paris. Em um vídeo divulgado pelo Time Brasil na última segunda-feira, Rebeca aparece treinando o Triplo Twist Yurshenko, um salto nunca realizado em competições oficiais da ginástica artística. Caso Rebeca consiga executar, o movimento pode levar o nome da ginasta no código de pontuação da modalidade.
Conhecido entre os ginastas como TTY, o salto é considerado de alta complexidade e inclui três “twists”. Basicamente, são três piruetas em torno de si. Por ser um movimento nunca realizado em competições da Federação Internacional de Ginástica (FIG), ainda não tem pontuação pré-definida ou um nome no código da ginástica artística. Por isso, caso Rebeca consiga a execução, o movimento pode ser batizado com seu nome.
Antes de um salto ser homologado no código de pontuação, o atleta precisa se inscrever formalmente antes de executar o movimento em uma competição oficial.
Segundo a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) após apuração da imprensa, não houve nenhuma inscrição por parte de Rebeca. Ainda de acordo com a CBG, esse é mais um movimento que Rebeca pratica nos treinamentos, mas que não necessariamente irá apresentar nas Olimpíadas. A atleta também já falou em entrevistas que treina vários elementos novos em todos os aparelhos.