O Independiente del Valle anunciou na última segunda-feira (29) que irá acionar a Justiça contra o técnico do Fluminense, Luis Zubeldía. Na última semana, o treinador argentino declarou em entrevista que o clube é favorecido pela Federação Equatoriana de Futebol; ele já trabalhou na LDU e no Barcelona de Guayaquil, dois rivais do Del Valle.

Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Além de Zubeldía, o presidente vitalício do Mushuc Runa, Luis Alfonso Chango, também será processado. O dirigente acusou o Independiente de comprar árbitros para vencer partidas, em meio a um desentendimento com o técnico Javier Rabanal.
Segundo o diretor do Del Valle, Santiago Larriva, a medida busca proteger a integridade do clube, de seus jogadores, da comissão técnica e da diretoria diante de acusações consideradas infundadas.
A polêmica aconteceu pouco antes de Zubeldía assumir o Fluminense. Em entrevista ao jornalista Juan Pablo Varsky, o técnico havia dito que o Del Valle se beneficiava de influência nos bastidores do futebol equatoriano. O comandante tricolor levantou rumores que Michel Deller, dono do IDV, estaria envolvido com esquema com árbitros.


















