Manaus, 4 de abril de 2025
×
Manaus, 4 de abril de 2025

Esportes

CBF pede respaldo da Fifa contra racismo

Presidente da CBF não foi ao sorteio em Assunção depois de cobrar medidas e considerar punição branda em caso mais recente de racismo em competição continental


O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, não foi ao sorteio dos grupos da Libertadores e da Sul-Americana nessa segunda-feira. Nem enviou representante da entidade máxima do futebol brasileiro. A ausência foi planejada. Ednaldo reagiu ao que considerou punição branda a mais um caso de racismo em competição organizada pela Conmebol.

images-2025-03-19t061915-103

Foto: Reprodução Internet

A reação do presidente da CBF se deu dias depois de Luighi, atacante do Palmeiras, ser alvo de ofensas racistas na Libertadores sub-20, na partida contra o Cerro Porteño, do Paraguai. Desde então, tanto o Palmeiras quanto a CBF têm cobrado posição mais dura da Conmebol para coibir esses casos.

O Cerro foi multado em US$ 50 mil e jogou de portões fechados na competição sub-20.

A repercussão negativa aumentou depois de Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, dizer, na cerimônia, que uma eventual Libertadores sem times brasileiros seria “impossível”, pois seria como “Tarzan sem Chita”. O que provocou mais reações de Leila Pereira. O presidente da CBF não se manifestou sobre a declaração.

Ednaldo cobrou da Conmebol punição esportiva ao Cerro pelo caso com Luighi – em nota, se disse chocado com as cenas e pediu “punições enérgicas” – e enviou ofício também para a Fifa, pois considera que o protocolo para casos de racismo foi ignorado.

O protocolo prevê três passos:

  • O árbitro deve parar e pedir um anúncio (ao sistema de som e/ou telão) exigindo o fim do comportamento racista;
  • Caso os atos continuem, o árbitro pode suspender a partida temporariamente, com a saída dos times de campo e um novo anúncio de advertência
  • Finalmente, se o comportamento ainda persistir, o árbitro pode determinar o fim da partida, com derrota do time associado aos atos racistas

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − cinco =

Portal Mazé Mourão
Responderemos em breve.
Portal Mazé Mourão
Como vai??

Para entrar em contato clique em iniciar chat.
20:42
Iniciar Chat