A paulista Isabella Menin realizou um feito histórico nesta terça-feira (25): a modelo de 26 anos venceu o Miss Grand International, um dos maiores concursos de beleza do planeta, que aconteceu em Jacarta, na Indonésia. O título foi o primeiro do Brasil em dez anos da competição e, de quebra, encerrou um jejum de 51 anos do Brasil em competições de beleza internacionais. A última vez que uma brasileira foi coroada campeã havia sido quando Lúcia Petterle, uma médica carioca, ganhou o Miss Mundo (ou Miss World), em 1971.
“É nosso! Obrigada, pai!”, escreveu ela em seu perfil no Instagram. Isabella, que morou em Londres e é formada em economia, era uma das favoritas ao título. A vice foi a Miss Tailândia, Engfa Waraha; em terceiro lugar ficou a Miss Indonésia, Andina Julie; com a Miss Venezuela, Luiseth Materán, e a Miss República Tcheca, Mariana Becková, respectivamente, em quarto e quinto lugares.
O Miss Grand International foi fundado na Tailândia em 2013, e hoje é considerado um dos cinco concursos ‘Grand Slam’, ao lado do Miss Universo, Miss Mundo, Miss Supranational e o Miss International.
O Brasil sempre foi bem colocado no concurso, tendo outras cinco candidatas que terminaram no Top 5 da competição, três delas sendo nos últimos três anos: Marjorie Marcelle em 2019, Lala Guedes em 2020 e Lorena Rodrigues em 2021. Antes delas, outras três representantes terminaram no Top 10, enquanto apenas uma brasileira não se classificou até hoje.