Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Governo do Amazonas inicia sessões de escutas públicas setoriais da Política Nacional Aldir Blanc

Diálogos com as categorias servirão para a elaboração de editais para aplicação dos recursos da PNAB


Tiveram início neste sábado (8), às 9h, no Cineteatro Guarany (anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro), as escutas públicas setoriais para a Aplicação dos Recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). As escutas públicas por categoria são uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura (Conec).

cultura_escutas_publicas_pnab_marcely_gomes

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A participação nas escutas públicas da PNAB pode se dar tanto de forma presencial, no Cineteatro Guarany, quanto virtualmente, de maneira on-line, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (https://www.youtube.com/@culturadoam1634).

Serão seis dias, entre 8 e 14 de junho, em que artistas e produtores culturais das mais diversas categorias poderão opinar sobre os editais destinados às suas respectivas classes artísticas, expressando suas aspirações e necessidades específicas. Neste sábado (8), das 9h às 12h, foi realizada a primeira sessão de escutas com o Povo Negro. Ainda neste sábado (8), das 14h às 17h, foram ouvidas as reivindicações e sugestões dos artistas de Hip Hop.

As escutas públicas seguem na próxima semana (10 a 14/06), entre 16h e 22h, com sessões reunindo a classe LGBTQIAPN+, Cultura Popular, Literatura, Artes Visuais, Circo, Dança, Teatro, Povos Indígenas, Música, Audiovisual, Pesquisa e Patrimônio Histórico.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, ouvir os fazedores de cultura na construção de políticas públicas para o setor é fundamental. “Já é uma praxe no Governo do Amazonas ouvir os anseios das categorias na elaboração de políticas públicas culturais e aplicação de recursos por meio de editais. Foi assim com a Lei Paulo Gustavo e não poderia ser diferente com a Política Nacional Aldir Blanc”, declara o secretário.

O mestre de capoeira Cristiano Corrêa participou da primeira sessão da rodada de escutas públicas da PNAB no Amazonas, representando o Instituto Cultural Afro da Amazônia. “É muito importante vir para participar. É essencial, é importante para mim, também é importante para a entidade, porque eu levo um conteúdo importante. O povo preto cada vez mais está avançando, as coisas estão mudando. Então, a gente tem que estar sempre disponível para toda essa atividade que está acontecendo”, afirmou.

Entre os dias 23 e 25 de maio, o Governo do Amazonas e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura (ConeC), realizaram o Seminário Cultural de Escutas e Diálogos para a Aplicação dos Recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). As escutas públicas setoriais dão seguimento à construção da da PNAB, com a participação efetiva da sociedade civil.

Programação das escutas públicas setoriais

08/06 – Sábado

09h às 12h – Povo Negro

14h às 17h – Hip-Hop

 

 

10/06 – Segunda-feira

16h às 19h – LGBTQIAPN+

 

 

11/06 – Terça-feira

19h às 22h – Música

 

12/06 – Quarta-feira

16h às 19h – Literatura, Artes Visuais

19h às 22h – Circo, Dança, Teatro

 

 

13/06 – Quinta-feira

16h às 19h – Povos Indígenas

19h às 22h – Cultura Popular

 

 

14/06 – Sexta-feira

16h às 19h – Audiovisual

19h às 22h – Pesquisa e patrimônio histórico

 

 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 10 =