Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Espaço Cidade inaugura com duas exposições na Galeria do Largo

Restauração da obra em miniatura da Cidade de Santa Anita e a mostra temporária Buy City ocupam o novo espaço da galeria


Diálogos artísticos retratam o ambiente urbano e são traduzidos nas telas de pintura e esculturas em miniaturas. A proposta é a tônica do “Espaço Cidade, artes visuais e memórias”, que será inaugurado na próxima terça-feira (24), às 18h, na Galeria do Largo, equipamento cultural que pertence ao Governo do Estado, administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A galeria fica na rua Costa Azevedo, 290, Centro de Manaus.

Divulgação / Marcio James/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa 

Nesta primeira temporada, o Espaço Cidade concentra duas exposições que retratam atividades rotineiras na área urbana: uma permanente da metrópole imaginária em miniatura “Cidade de Santa Anita” e a temporária, de artes visuais, “Buy City”, de Buy Chaves.

O curador da Galeria do Largo, Cristóvão Coutinho, destaca que o Espaço Cidade aborda a relação entre o homem, o meio urbano e a natureza ambiental. “Neste espaço toma como importância a memória, a identidade e a criatividade, trabalhando com conceitos e expressando no indivíduo as relações do sujeito, modus vivendi, as tradições, a arquitetura e o imaginário sobre o cotidiano, objetos, hábitos e culturas, que são transmitidos em domínios sociais, saberes e celebração”, pontua Coutinho.

Conceitos urbanos

A exposição permanente Cidade de Santa Anita traz o restauro da réplica de uma cidade imaginária em miniatura, criada pelo escritor e historiador amazonense Mário Ypiranga Monteiro, em homenagem à esposa, Ana dos Anjos. A maquete foi adquirida pelo estado em 2006 e, em abril deste ano, iniciou a recuperação da obra.

Divulgação / Marcio James/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Técnicos trabalhando no restauro)

São mais de 7 metros quadrados de comprimento com 14 módulos, que trazem a regionalidade da metrópole manauara formada por três mil habitantes. A obra ganhou mais iluminação e reconstrução de algumas particularidades da cidade, porém conservou a originalidade da criação de Mário Ypiranga Monteiro, que está em exposição há 17 anos na Galeria do Largo.

A exposição Buy City é representada em telas do artista catarinense Buy Chaves, que consolidou carreira nas artes plásticas no Amazonas. Atualmente morando no município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), Buy se destaca pelos traços distintos e pinturas coloridas. Na mostra da Galeria do Largo, o artista narra a arquitetura urbana a partir das referências cotidianas.

A Galeria das Artes tem entrada gratuita e funciona de terça-feira a domingo, das 15h às 20h.

Divulgação / Marcio James/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Técnicos trabalhando no restauro)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =