Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Escola Bolshoi seleciona bolsistas em Manaus

A seleção aconteceu ao longo desta quinta-feira (29) no Teatro Icbeu


Em parceria firmada com o Icbeu, a Escola Bolshoi, única filial do Teatro Bolshoi de Moscou, está em Manaus para uma seletiva de bolsistas e a realização de Workshops de Dança Clássica.

img_3572

Fotos : Lincoln Ferreira

Na última quinta-feira (29), o Teatro Icbeu foi palco para os sonhos de bailarinos que desejam fazer parte da famosa escola de dança no Brasil, localizada em Joinville. Sylvana Albuquerque, Coordenadora de Audições da Escola Bolshoi, destaca a importância deste momento.

“Essa parceria surgiu enquanto estávamos no festival de dança de Joinville, através do Baldoíno Leitte, responsável pelo Teatro Icbeu, que nos procurou para perguntar o que ele poderia fazer para levar o Bolshoi pro Amazonas e nós estávamos justamente tentando vir pra cá. Nós já tinhamos essa vontade grande de vir, aqui é um celeiro de talentos, um estado tão rico culturalmente e alinhado ao que o Icbeu acredita, que é ser esse centro cultural, então hoje o Bolshoi está aqui com a seletiva e outras ações”, disse Sylvana Albuquerque.

img_3554

Fotos : Lincoln Ferreira

Em relação a seletiva, a Coordenadora esclarece que não existe uma limitação de vagas para a busca dos talentos.

“Nós não temos um número exato de crianças selecionadas, isso vai depender do resultado que elas apresentarem. O que nós estamos procurando depende da faixa etária, a faixa de 9 a 11 anos, estamos olhando o potencial deles dentro do método proposto pela escola, a metodologia Vaganova (referência à bailarina Agrippina Vaganova), já com as meninas de 11 a 17 anos e meninos de 12 a 17 anos, estamos procurando por um perfil em que alinhamos o que eles já tem de conhecimento, qual faixa etária estão e se já tem esse perfil de conhecimento que tem a turma do Bolshoi já existente”, cita Albuquerque.

img_20240229_154411090_hdr

(Foto: Larissa Freitas/Portal MZM)

Na ocasião, Sylvana Albuquerque declara que também estão buscando apoio para que consigam trazer a companhia jovem para realizar uma apresentação em Manaus.

“Nós estamos buscando isso, buscando apoio de patrocínio para quem sabe fazer um espetáculo no Teatro Amazonas, a gente também veio conversar sobre isso na cidade porque é o nosso interesse para que a gente venha mostrar nossa arte e poder estar mais aqui, nós estamos lá no sul e parece que estamos tão distante, mas na verdade nós queremos estar de mãos dadas com Manaus”, finalizou Albuquerque.

img_3557

Fotos : Lincoln Ferreira

Baldoino Leitte, responsável pelo Teatro Icbeu, disse que a procura pelo Workshop e Encontro com a Escola Bolshoi foi tanta, que tiveram que abrir mais espaço.

“Houve um grande número de inscrições para o encontro com o Bolshoi que será realizado nessa sexta (1), nós conversamos com a escola e eles cederam uma abertura maior de vagas. Nós ficamos muito contentes com essa procura dos artistas locais para participar desse momento de troca com a companhia e também do Workshop. Estamos felizes em ver a realização dos primeiros passos dessa parceria que foi firmada lá em 2023 e de poder trazer além da seletiva de bolsistas, essa troca de conhecimento da Escola Bolshoi para os artistas de Manaus. Já estamos pensando nos próximos passos dessa parceria e quem sabe conseguir trazê-los para um espetáculo”, disse Baldoino Leitte.

img_20240229_143744403_hdr

(Foto: Larissa Freitas/Portal MZM)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 2 =