Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Confira o Agendão Cultural do fim de semana

Espetáculos, estreias, longa-metragem, desfile Amazon Poranga e outras atividades compõem a programação


O agendão cultural deste fim de semana (17 a 19 de maio) oferece uma programação repleta de novidades nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A agenda inclui concertos e espetáculos no Teatro Amazonas, o universo cultural da 22º Semana Nacional dos Museus, desfiles de moda do Poranga Fashion, além de exposição com enfoque na saúde mental.

cultura_still_reich_focus_cia_de_danca_divulgacao

Foto: Marcely Gomes e Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Nesta sexta (17), às 20h, o Teatro Amazonas, casa de espetáculos centenária, recebe a Temporada dos Corpos Artísticos com a Orquestra de Câmara do Amazonas e Madrigal do Amazonas, executando o concerto “Belcanto”. Sob regência de Marcelo de Jesus e preparação vocal de Natália Sakouro, o repertório com duração de uma hora, conta uma variedade de composições vocais que faz uma imersão em canções barrocas, italianas, melodias líricas e óperas clássicas. A classificação é de 10 anos. A entrada é 1kg de alimento não perecível, que será doado às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

No sábado e domingo (18 e 19 de maio), às 20h e 19h, respectivamente, a Focus Cia de Dança apresenta o espetáculo “Still Reich”. Sob a direção de Alex Neoral, a performance reúne três peças coreográficas inspiradas na música do compositor contemporâneo americano Steve Reich com as obras “Pathways”, “Trilhas” e “Keta”. Entrada gratuita e classificação livre.

Teatro da Instalação

 No sábado (18), a partir das 19h, o palco do Teatro da Instalação será ocupado pelas bandas Um Trevo & Conduta Zero 92. Com um repertório que promete envolver o público, o evento terá duas horas de duração. A classificação é livre, tornando o show acessível a todas as idades.

E no domingo, (19), também às 19h, o Ateliê 23 apresenta a estreia do espetáculo “Helena” no Teatro da Instalação. Sob a direção de Taciano Soares, a peça promete emocionar e cativar o público com uma narrativa envolvente. Com duração prevista de uma hora e quinze minutos, a classificação indicativa é de 16 anos, garantindo uma experiência adequada ao conteúdo apresentado.

Os ingressos para ambos os eventos estão disponíveis no site www.shopingressos.com.br.

Centro Cultural Palácio da Justiça

O centro cultural Palácio da Justiça recebe a exposição “Memórias da Loucura”, organizada pela Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental e Luta Antimanicomial do Amazonas (Fasma). Com curadoria de Turenko Beça, a exposição abre no sábado (18), das 14h às 18h, e fica em exibição até 18 de agosto. A mostra traz uma programação diversificada, incluindo rodas de conversa sobre saúde mental e luta antimanicomial, exibição de 48 obras e do vídeo “Memória da Loucura”, além de rodas de conversas com profissionais da saúde e ativistas sociais. Entrada gratuita.

Cineteatro Guarany

Neste sábado (18), às 18h30, o Cineteatro Guarany apresenta o longa-metragem de Silvino Santos “Amazonas, o maior rio do mundo”. O documentário mostra a riqueza da flora e fauna, e o cotidiano e ritos das populações indígenas nas regiões percorridas pela navegação do Rio Amazonas, o maior do mundo. Uma ótima oportunidade de assistir a essa grande obra que, após quase 100 anos considerada perdida, foi encontrada. A programação é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Cinemateca Brasileira. Entrada gratuita.

Museu do Seringal Vila Paraíso

Encerrando a 22° Semana Nacional de Museus, o Museu do Seringal Vila Paraíso promove neste sábado (18/05) sua primeira farinhada, a partir das 9h. O evento inclui uma encenação teatral que recria o período do ciclo da borracha e o relato de “Seu Jaime”, ex-seringueiro, compartilhando suas experiências com o público. Os ingressos para visitação custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). O embarque para o museu é feito na Marina do Davi, com custo de passagem de ida e volta.

Palacete Provincial

Também inserido na semana temática de museus, o Palacete Provincial recebe nesta sexta-feira (17), a partir das 14h, a palestra “Brasil Eco Fashion”, ministrada por Rafael Morais. Serão abordados os resultados de ações, projetos e parcerias em prol da sustentabilidade no mercado da moda.

No sábado, a partir das 17h, a estilista Sioduhi comanda a palestra “O impacto cultural, social e a sustentabilidade na moda”. O encerramento contará com o desfile “Amazon Poranga”, em uma noite repleta de moda autoral amazonense.

A programação completa da 22º Semana dos Museus está disponível no @culturadoam.

Endereços:

  • Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião – Centro);
  • Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;
  • Centro Cultural Palácio da Justiça – Avenida Eduardo Ribeiro, Centro;
  • Cineteatro Guarany – Villa Ninita, Avenida Sete de Setembro, no centro (em anexo ao Palácio Rio Negro);
  • Museu do Seringal – Igarapé São João – Afluente do Igarapé do Tarumã – Mirim;
  • Palacete Provincial (Pinacoteca do Amazonas) – Praça Heliodoro Balbi, Centro.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =