O Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) iniciou, nesta terça-feira (7), o processo de instalação de um carro instalador, que consiste em uma estrutura de metal que possibilitará o acesso de pessoas com deficiência (PcDs) ao espaço de cultura. A tecnologia, vinda da Itália, foi conquistada mediante a Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo.
“Esse era um desejo antigo que, agora, está se tornando realidade. Os casarões antigos do Centro de Manaus são cheios de escadas, o que dificultava o acesso de pessoas com deficiência. E pensando em manter a parte arquitetônica preservada, mas também praticar a inclusão, acabamos adquirindo o carro escalador vindo diretamente da Itália”, explica João Fernandes, diretor do CCCI.
A ferramenta conta com uma tecnologia inovadora, minucioso desenho, técnicas de fabricação avançadas e controles rigorosos, que proporcionam o máximo de segurança, desempenho e manobrabilidade sem esforço para o operador. “Com isso, damos um novo passo no fazer cultura do Casarão. Proporcionar essa inclusão é motivo de muito orgulho para o nosso centro cultural”, completa Fernandes.
A inclusão também se estenderá a nova sala de cinema que ficará localizada na expansão do Casarão de Ideias. Segundo o diretor do CCCI, o local contará com espaço exclusivo para cadeira de rodas, sistema de audiodescrição e também Libras.
“Estamos sempre pensando no melhor para todos os públicos. A audiodescrição é um recurso de tecnologia assistiva que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual junto ao público de produtos audiovisuais. Queremos que, cada vez mais, a sociedade em geral se sinta incluída e respeitada”, finaliza João Fernandes.