Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Caravana Transpetro Ubu em Movimento chega ao Amazonas

Projeto apresenta programação gratuita em Coari e Manaus, com espetáculos, oficinas e sessões de cinema


O Amazonas recebe, neste mês, a Caravana Transpetro Ubu em Movimento, com programação gratuita em Coari e Manaus, até o dia 23 de julho.

img-20250714-wa0013

Foto: Diego J. Wilde

O projeto conta com o espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, dos grupos Clowns de Shakespeare, Grupo Facetas e Grupo Asavessa, a exibição do média-metragem “Um filme sem fim”, de Carito Cavalcanti, sobre os 30 anos dos Clowns de Shakespeare, e a oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, ministrada pelo diretor, professor e dramaturgo Fernando Yamamoto e pelos atores e diretores Diogo Spinelli e Paula Queiroz.

De julho a outubro, a caravana vai circular por três regiões brasileiras: Norte, Centro-oeste e Sudeste. No total, são 22 apresentações, 11 oficinas e 11 sessões de cinema itinerante.

“Todas as atividades têm acessibilidade em Libras e audiodescrição, as oficinas terão acessibilidade em Libras e as exibições serão com acessibilidade por LSE, um recurso que visa tornar conteúdos audiovisuais acessíveis a pessoas com deficiência auditiva”.

img-20250714-wa0012

Foto: Diego J. Wilde

A primeira apresentação da obra “Ubu: o que é bom tem que continuar!” acontece no município de Coari, no dia 15 de julho, às 18h, na comunidade rural Itapéua, à margem do rio Solimões.

A peça tem como ponto de partida os personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, e suas rocambolescas armações em uma insaciável busca pelo poder.

img-20250714-wa0014

Foto: Diego J. Wilde

Oficina

Em Coari, nesta segunda-feira (14) tem a oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, no Auditório Municipal Silvério José Nery, localizado na Estrada do Aeroporto, no bairro União, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

As oficinas são destinadas a atores, estudantes de teatro e demais interessados na área, com idade mínima de 16 anos. As inscrições são gratuitas e o formulário está disponível no perfil @teatroclowns, no Instagram. A seleção dos participantes será por ordem de inscrição.

A atividade prática-teórica parte da trajetória dos Clowns de Shakespeare.

img-20250714-wa0015

Foto: Diego J. Wilde

Cinema itinerante

Ainda no dia 14 de julho, às 17h, acontece a exibição do documentário “Um Filme sem Fim”, também no Auditório Municipal Silvério José Nery.

O média-metragem “Um filme sem fim” começou a ser rodado em 2013, quando o diretor Carito Cavalcanti acompanhou os Clowns de Shakespeare durante todo o ano, para fazer um documentário em comemoração ao vigésimo aniversário do grupo.

A falta de verba impediu a finalização do filme, mas os trabalhos do grupo e do filme continuaram, até que, quase uma década depois, o projeto foi viabilizado e concluído em 2022, trazendo um recorte pessoal e afetivo da trajetória de quase trinta anos do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare.

Programação em Manaus

Nos dias 14 e 15 de julho, Manaus recebe outra edição da oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, realizada para estudantes da Escola Superior de Artes e Turismo – ESAT – Sala Selma Bustamantes. No dia 15, às 17h, acontece no mesmo espaço a exibição de “Um filme sem fim”, aberta à toda a comunidade.

No dia 17 de julho, às 19h, os grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Grupo Facetas e Grupo Asavessa apresentam o espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!” no Largo de São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus.

No dia 20 de julho, às 16h, a apresentação acontece no Parque das Tribos, na Maloca dos Povos Indígenas, localizado na Rua Rio Purus, 180, no Tarumã.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 9 =