Ao menos que os dias sejam um pouco mais coloridos com minha arte! – Rui Machado
Pela terceira vez a GH Comunicação Gráfica, uma das maiores empresas do ramo em Brasília, faz calendário com as pinturas de Rui Machado, artista plástico e poeta amazonense. A primeira vez foi em 2013 com as obras da série “Herança”, de sua exposição realizada na Galeria do ICBEU, em Manaus, no ano de 2011. No ano de 2020 a GH Comunicação Gráfica, pela segunda vez utiliza os trabalhos de Rui Machado em seu calendário. Para a execução do mesmo foram utilizadas imagens de suas obras de duas exposições, “Pachamama” e “Amazônia: Arte & Fatos”. O calendário recebeu o nome de “Amazônia 2020”.
Devido a grande repercussão dos calendários, a proprietária da empresa Samara Hanna resolveu repetir a dose em 2024 e utilizou as obras da exposição “Ritos” para o trabalho. Rui enviou as 70 imagens dos quadros da exposição, todas feitas pelo fotógrafo búlgaro Roumen Koynov . A gráfica selecionou as obras para compor o calendário sem nenhuma interferência do artista. No calendário além da arte de Rui Machado, tem foto do artista com informações e texto assinado por ele. Os mesmos estão sendo distribuídos para os clientes da gráfica por todo o Brasil.
E o Rui…
Para o artista “é um enorme prazer poder fazer parte do dia a dia das pessoas através da minha arte em Manaus, pelo Brasil afora e até mesmo no exterior.”. A iniciativa demonstra respeito e comprometimento com o trabalho do artista e com a mensagem que o mesmo transmite através de suas pinturas, já que a grande maioria é uma denúncia e instigação em defesa da Amazônia. E como no Brasil costuma-se dizer que o ano só começa após o carnaval, depois da quarta-feira de cinzas os dias serão contados com a incrível arte de Rui Machado. Para concluir, o artista diz “ser este calendário um dos mais bonitos que já viu e aproveita para agradecer a GH Comunicação Gráfica e a Samara Hanna pelo respeito e valorização para com o que ele produz.”. E finaliza: “Ao menos que os dias sejam um pouco mais coloridos com minha arte!”, finaliza o artista.