Muita gente ainda acredita que criatividade é um dom e quem não nasce com esse dom está condenado a não ter ideias criativas. isso é um mito!
Criatividade é uma habilidade inata, ou seja, todos nascemos criativos e à medida que crescemos, nossa criatividade vai sendo bloqueada.
O educador britânico Ken Robinson dizia que todas as crianças têm um talento tremendo. E o desperdiçamos, implacavelmente.
Por isso, vou compartilhar 4 dicas simples que podem ajudar você a começar a desbloquear sua criatividade:
- Aumente seu repertório, leia sobre assuntos diferentes da sua área de atuação. Quanto mais conteúdo diferente você adquire, mais aumenta seu repertorio e sua capacidade de fazer conexões.
- Não tenha medo de errar, se você não se permitir errar, dificilmente conseguirá pensar em soluções criativas pra resolver seus problemas pessoais e profissionais
- Tenha sempre em mãos um caderno de anotações pra ir tomando nota dos insights e das conexões que você faz no dia a dia.
- Transforme-se em um “resolvedor de problemas”. Olhe ao seu redor, pense em como você resolveria de forma criativa os problemas que não necessariamente são seus. Pense nos desafios da sua cidade, do seu bairro, da sua empresa. Pode ter certeza que fazendo isso, você estará desenvolvendo sua criatividade.
Como diria a educadora americana Mary Lou Cook, Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir.
Até a próxima!