Você já teve a sensação de ler um livro, uma revista ou uma notícia na internet e não ter conseguido reter a informação? Essa é uma situação bastante comum entre adultos.
A verdade é que poucos de nós fomos treinados para aprender de forma deliberada e intencional a ponto de absorver o conteúdo a que estamos sendo expostos. Isso pode ser resolvido com aprendizagem intencional.
Em agosto do ano passado, a consultoria McKinsey descreveu a ‘aprendizagem intencional’ como a habilidade mais importante para os profissionais desenvolverem nos próximos anos.
O que é aprendizagem intencional?
Na prática, a aprendizagem intencional é encarar cada experiência como uma oportunidade para aprender alguma coisa nova no nosso dia a dia.
O relatório da McKinsey afirma que pessoas que dominam dois tipos de mentalidades: a mentalidade de crescimento e de curiosidade, tornam-se aprendizes intencionais e criam valor para si, e se forem líderes, para seus times.
As pessoas com mentalidade de crescimento acreditam que são capazes de desenvolver novas habilidades e até mesmo sua inteligência ao longo do tempo.
Importante ressaltar que existem indivíduos que são naturalmente mais curiosos e essa “mentalidade curiosa” é o ponto de partida para qualquer processo de aprendizagem. McKinsey afirma que “as oportunidades de aprendizagem formal representam apenas uma pequena porcentagem da aprendizagem de que um profissional precisa ao longo de sua carreira”.
O estudo salienta que “As experiências e interações do dia a dia oferecem excelentes oportunidades de aprendizado, mas apenas se você intencionalmente tratar cada momento como uma oportunidade de aprendizado.” Ou seja, os alunos curiosos e intencionais encaram o aprendizado de forma natural e espontânea e não como um esforço ou atividade isolada de sua vida pessoal e profissional.
Por isso, é importante que pais, educadores e líderes empresariais ajudem os alunos a perderem o medo de fazer perguntas, questionar, refletir e aprender em todas as oportunidades que se apresentam e não apenas em sala de aula.
A quarta revolução industrial, a ameaça do desaparecimento de milhares de empregos, as disrupturas causadas pela tecnologia e a própria pandemia não deixam dúvidas, aprender intencionalmente é a habilidade mais importante do século XXI.