Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Wilson Lima anuncia reforço nas ações de segurança para reduzir crimes na capital

Serão ações itinerantes por todas as zonas de Manaus, envolvendo todos os órgãos do sistema de segurança do Estado


O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (03/01), o início da Operação Impacto para redução dos índices de criminalidade em Manaus. A ação, que integra todos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Governo do Amazonas, será itinerante e começa já nesta quinta-feira (4).

Foto: Alex Pazuello

O anúncio foi feito pelo governador durante a entrega de um pacote de investimentos para reforçar a atuação das forças de segurança no estado, incluindo a nova Base Arpão 2, 15 viaturas e mais de 200 equipamentos de proteção individual e itens ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), somando mais de R$ 12,7 milhões em aportes do Governo do Estado. Também foi anunciada a implantação de outras duas bases fluviais de segurança pública.

Segundo Wilson Lima, com uma metodologia diferenciada, a Operação Impacto vai atuar em bairros e zonas da capital previamente mapeados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), envolvendo efetivos de todos os órgãos do Sistema de Segurança.

“A gente vai fechar aquelas áreas onde há maior incidência de crime para começar a retirar carro roubado, carro clonado, carro envolvido com crime, (cumprir) mandado de prisão que está em aberto”, destacou o governador. “A gente vai fechar o bairro para dar tranquilidade para a comunidade. Essa é a nossa meta para o ano de 2024, é tornar um território de paz essas áreas em que há uma maior incidência de crime na cidade de Manaus”, completou Wilson Lima.

Ainda segundo o governador, será ampliado o Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o “Paredão”, composto por mais de 500 câmeras. Lançado em agosto de 2021, o sistema integra o programa Amazonas Mais Seguro, coordenado pela SSP-AM, e possui tecnologia que auxilia diariamente às polícias no combate à criminalidade, com prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios, que envolvam veículos.

Operação Impacto

A Operação Impacto tem como base estudos realizados semanalmente pela SSP-AM, por meio do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), responsável pela consolidação de dados de indicadores criminais de todo o estado. Embora itinerantes, as ações objetivam contemplar todas as zonas e bairros da capital amazonense.

Foto: Alex Pazuello

“Essa operação vai ser muito focada nas zonas mais críticas; é a determinação do governador Wilson Lima para que a gente possa levar mais segurança e melhorar os índices na cidade, levando mais tranquilidade para o povo do Amazonas, contando com a Polícia Militar, Polícia Civil e os Bombeiros, que vão apoiar na operação com as suas ambulâncias para que nossos profissionais tenham segurança. O Detran também vai estar nos ajudando”, explicou o secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida.

A operação Impacto contará com um efetivo que envolve a Polícia Militar (PMAM); Polícia Civil (PC-AM); Corpo de Bombeiros (CBMAM); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM); dentre outros.

“O nosso objetivo é levar mais segurança para esses bairros de forma coordenada e integrada das forças de segurança. A Polícia Militar é a força que vai estar mais presente nessas áreas de forma ostensiva, fazendo as abordagens, pegando as orientações do sistema do Paredão com as tropas que vão estar na rua”, reforçou o comandante-geral da PM-AM, coronel Klinger Paiva.

Redução de crimes

Um balanço divulgado em dezembro pela SSP-AM, referente ao período de janeiro a outubro de 2023, apontou redução em indicadores de criminalidade comparado ao mesmo período de 2022 a exemplo de homicídios (12%), latrocínios (30%) e roubos em transporte coletivo (28%), veículos (17%), residências (33%) e estabelecimentos comerciais (15%), fruto de ações das forças de segurança estadual.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =