Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Unesco recomenda incluir Veneza na lista de patrimônio mundial em perigo

Outro local ameaçado com a mesma sanção é a Reserva Natural de Selous, na Tanzânia, devido à caça ilegal em massa


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) recomendou, nesta terça-feira (22), a inclusão de Veneza e de Budapeste na lista de patrimônio mundial em perigo, assim como a retirada da zona portuária de Liverpool desta classificação, devido a vários projetos de desenvolvimento que estariam ameaçando locais históricos. A Unesco publicou essas recomendações a um mês da próxima sessão de seu comitê de patrimônio mundial, que acontecerá na China, de 16 a 31 de julho.

(Foto: Reprodução/Internet)

Em Veneza, o impacto do turismo de massa foi um dos critérios que levaram a instituição com sede em Paris a solicitar a inclusão da cidade italiana na lista de patrimônio em perigo. Em Budapeste, estão na mira da Unesco as margens do Danúbio e o bairro do Castelo de Buda. A causa: demolições “inadequadas” e reconstruções em grande escala, especialmente de prédios altos, que desvirtuariam esses locais históricos.

A Grande Barreira de Corais também pode entrar na lista de patrimônio mundial em perigo, devido à deterioração provocada pela mudança climática. Em relação à zona portuária de Liverpool, a ameaça da Unesco é ainda mais forte, já que se trata de retirar o local por completo da lista de patrimônio mundial.

Segundo a Unesco, o grande projeto de desenvolvimento das docas da cidade dos Beatles, chamado “Liverpool Waters”, é uma ameaça a edifícios históricos. Apesar das repetidas advertências da Unesco, o projeto não foi paralisado.

Outro local ameaçado com a mesma sanção é a Reserva Natural de Selous, na Tanzânia, devido à caça ilegal em massa.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =