Em 2023, o tempo médio de permanência dos turistas para viver a experiência turística no Amazonas cresceu 40%, em comparação a 2022, segundo dados do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
![amazonastur_chegada-turistas-cruzerios_foto-lucas-silva-1](https://portalmazemourao.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Amazonastur_Chegada-Turistas-Cruzerios_Foto-Lucas-Silva-1-1024x682.jpeg)
Foto: Lucas Silva/Amazonastur
Os turistas optaram por permanecer no Amazonas durante sete dias, em 2023, enquanto em 2022 o tempo médio era de cinco dias. Para o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, o crescimento é positivo, pois o tempo médio de permanência dos turistas no Amazonas também significa mais contribuição para a economia no estado de forma direta e indireta.
“Quanto mais o turista permanece no Amazonas, mais ele irá realizar movimentação financeira. Além de comprar passagens e reservar hotel, ele irá em restaurantes, conhecer a culinária local, comprar artesanatos, encontrar pacotes para fazer um turismo seguro em agências, entre outros serviços”, destacou o representante do órgão.
Turistas de São Paulo e Estados Unidos são os principais emissores nacionais e estrangeiros do Amazonas e o gasto médio total é de R$ 2.520 e R$ 2.493, respectivamente. Segundo a pesquisa, a maior parte dos turistas tem idade média entre 41 e 77 anos. Sendo a maioria do público mulher (50,37%) e com estado civil casado (46,64%).
A motivação da viagem realizada ao Amazonas também é apontada na pesquisa. Entre os motivos da viagem, trabalho/negócios representa cerca de 42,33%. Lazer, visitar amigos e familiares também estão entre os principais motivos para visitar o Amazonas.
O levantamento realizado anualmente pela Amazonastur, por meio do Departamento de Estatística (Destat) é captado por Caracterização dos Turistas, Avaliação dos Turistas do Amazonas, Pesquisa de Avaliação da População e Pesquisa de Turismo Emissivo, com o objetivo de nortear políticas públicas para alavancar o turismo no Amazonas.