Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Turismo de base comunitária é o mais procurado no estande do Amazonas na ITB Berlin

A busca pela modalidade esteve entre as preferências dos operadores na maior feira de turismo do mundo


A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) esteve presente no estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) durante a maior feira de turismo do mundo, a ITB de Berlin, na Alemanha, realizada entre os dias 5 e 7 de março. Com mais de cinco mil expositores voltados para negócios, o Turismo de Base Comunitária ganhou destaque entre as preferências dos operadores, por oferecer uma experiência autêntica.

amazonastur_amazonastur_participa_da_itb_berlin_na_alemanha_foto-1

Foto: Ellen Falcão/Amazonastur

“A ITB Berlin é uma vitrine global para destinos turísticos. E o Amazonas se orgulha de estar presente. Nosso estado tem muito a oferecer, desde a exuberante biodiversidade da Amazônia até a riqueza cultural de nossas comunidades. A receptividade do público na feira e o interesse crescente refletem o potencial do Amazonas como um destino turístico único”, enfatizou o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.

No ITB 2024, a Embratur reuniu as principais potências do turismo no Brasil com destinos diversos e sustentáveis, entre elas o Amazonas, durante a feira com público B2B, onde as empresas negociam e alinham estratégias de venda.

A participação proporcionou a divulgação da cultura e diversidade das belezas naturais do Amazonas ao apresentar suas experiências diferenciadas em Turismo de Base Comunitária, Turismo de Natureza e Turismo de Aventura.

amazonastur_amazonastur_participa_da_itb_berlin_na_alemanha_foto-ellen-falcao-amazonastur2

Foto: Ellen Falcão/Amazonastur

A região Amazônica foi promovida como um destino turístico de excelência, atraindo o interesse de visitantes e potenciais parceiros de negócios.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enalteceu a importância da região para o turismo no Brasil e um dos principais meios para impulsionar o desenvolvimento e preservação da localidade.

“O turismo é a grande saída para o modelo de desenvolvimento que vai gerar emprego e renda e preservação com sustentabilidade. A Amazônia é a coisa mais importante que existe no Brasil hoje. E o turismo que pode fazer a Amazônia ser conhecida no mundo preservando e garantido a cultura da Amazônia”, destacou.

amazonastur_amazonastur_participa_da_itb_berlin_na_alemanha_presidente-da-amazonastur-ian-ribeiro-e-presidente-da-embratur-marcelo-freixo_foto-ellen-falcao-amazonastur

Foto: Ellen Falcão/Amazonastur

No evento, visitantes de diversos países, incluindo Polônia, Rússia, Alemanha e Bélgica, passaram pelo expositor demonstrando o interesse global na região, principalmente, atraindo olhares para o turismo de base, que oferece uma experiência de vivência dos comunitários.

“O Amazonas é a selva tropical com muitos costumes locais e uma sopa de piranha deliciosa”, descreveu Anna Avanesova, CEO da Ada Tour, que é uma operadora de turismo internacional.

As comunidades de Mamirauá, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, no município de Tefé; de Tumbira, localizada na RDS Rio Negro, no município de Iranduba; além da Bela Vista do Jaraqui e Nova Esperança, ambas na RDS Puranga Conquista, na zona rural de Manaus, proporcionam aos visitantes uma imersão e troca cultural.

Ainda durante a feira, o estande do Amazonas encantou a todos com brindes regionais, como balas de cupuaçu e castanha, pulseiras de sementes e guias turísticos para inspirar ainda mais os interessados no estado.

Amazonas, o queridinho dos alemães

Segundo dados do Departamento de Estatística (Desast) da Amazonastur, referentes a 2023, a Alemanha é um dos principais emissores estrangeiros para o Amazonas. Foram registrados 6.362 turistas alemães em solo amazonense no ano passado, representando 9,65% das emissões internacionais.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =