Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

TCE-AM promove integração entre setores para aperfeiçoar serviços

O setor é responsável por garantir a segurança de dados


Sob determinação da presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, servidores iniciam as ações de integração entre os setores com visitas à Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), na manhã desta quinta-feira (25). Além de lidar com a T.I da Corte de Contas, o setor é responsável por garantir a segurança de dados, das redes internas, assim como a integridade dos processos eletrônicos do Tribunal.

foto-joel-arthus-2

Foto: Joel Arthus

Durante a visita, os servidores do Gabinete da conselheira Yara Amazônia Lins e da Secretaria do Tribunal Pleno (Sepleno) conheceram o funcionamento da Setin e das diretorias ligadas ao setor, entre elas a Diretoria de Operações em Tecnologia da Informação (Dioti), com apresentação de como são realizados os chamados dos servidores para pedidos de manutenção ou apoio em T.I, inclusive com quadro interativo de chamados recebidos, em execução e já resolvidos.

Projetos autorais

Na Diretoria de Projetos e Inovação em Tecnologia da Informação (Diproj), os servidores entenderam como são realizados os projetos da Setin, com idealização, desenvolvimento e manutenção feita pelos próprios servidores da Secretaria, e que, por meio da integração com outros setores do Tribunal, como a Secretaria de Controle Externo (Secex), possibilita maior personalização dos projetos.

“Tem momentos em que a gente senta e cada um faz a sua parte, concentrado no objetivo, mas sempre funciona melhor quando há a integração das atividades, portanto sempre buscamos um ajudar o outro, já que o objetivo é entregar nossas ações com rapidez e qualidade”, destacou o diretor da Diproj, Saulo Coelho Lima.

Inovação e pioneirismo

Também houve visita à Diretoria de Inteligência Artificial (Dinar), setor criado de forma pioneira pela Corte de Contas amazonense para lidar com a tecnologia atual. Entre os projetos apresentados está a ferramenta Chat-TCE, projeto piloto que utiliza a tecnologia do Chat-GPT para responder, de forma automatizada, questões relacionadas a processos.

“A ferramenta permite também uma busca, uma interação mais efetiva com os processos que já foram julgados, para a elaboração de novas peças”, disse o diretor de Inteligência Artificial do TCE-AM, Arlesson Anjos.

A visita terminou com a apresentação da parte de infraestrutura da Setin, entre elas a sala de telas interativas de monitoramento de sistemas, onde é controlado o consumo da internet na sede do Tribunal e o Data Center da Corte de Contas, considerado um dos maiores da região Norte do país.

Portas abertas

Segundo o secretário da Setin, Allan Bezerra, as visitas realizadas ao setor seguem orientação da presidente do Tribunal, conselheira Yara Amazônia Lins, de aproximar e integrar os servidores da Corte de Contas.

“Estamos convidando vários setores do Tribunal para conhecer e entender um pouco do funcionamento da Setin. A conselheira Yara Amazônia Lins possui uma grande preocupação no acolhimento dos servidores e na integração dos setores. Muitas vezes o usuário tem acesso aos nossos sistemas, mas não tem ideia de toda a infraestrutura e pessoal que está por trás disso”, destacou.

Presente na visita, a secretária do Tribunal Pleno, Bianca Figliuolo, comentou sobre a experiência e destacou a quebra de barreiras a partir da interação com outros setores.

“A experiência é extremamente positiva pois assim temos uma conversa direta, conhece os setores, conhece as pessoas, e isso derruba barreiras e facilita a nossa integração, formando um Tribunal único e que funciona em conjunto.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + vinte =