Apesar de estar vivendo o luto da perda do marido, o Príncipe Philip, a Rainha Elizabeth seguiu com as obrigações com a Coroa britânica nesta semana e fez, nesta sexta-feira (16), seu primeiro discurso sem mencionar o Duque de Edimburgo. Ele morreu no último dia 9, no Castelo de Windsor, aos 99 anos.
Tradicionalmente, a monarca sempre começou as suas declarações mencionando “O Duque de Edimburgo e eu”, e nesta sexta-feira ela fez a primeira sem incluí-lo. O comunicado emitia apoio ao povo de São Vicente e Granadinas, nação da Comunidade Britânica no Caribe que sofreu recentemente com erupções vulcânicas.
“Fiquei triste com a destruição e grandes perturbações causadas por erupções vulcânicas nos últimos dias, e meus pensamentos estão com as muitas pessoas e famílias que foram evacuadas de suas casas e cujos meios de subsistência foram afetados. Eu envio meus agradecimentos aos serviços de emergência e todos aqueles envolvidos no esforço de socorro. Minhas orações permanecerão com o povo de São Vicente e Granadinas neste momento tão difícil”, dizia o comunicado assinado por ela.