Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Pesquisas de prevenção a fenômenos climáticos recebem investimento

Governo do Amazonas anuncia R$ 3 milhões para fomentar as pesquisas


Com investimentos de R$ 3 milhões, o Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lançou, nesta segunda-feira (30), o Programa de Apoio à Pesquisa sobre Fenômenos Climáticos Extremos na Amazônia–Proclima-Amazônia, Edital Nº 018/2023.

(Foto: Divulgação/Fapeam)

A ação, inédita no estado, vai apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados à prevenção, mitigação e adaptação aos fenômenos climáticos extremos no âmbito da estiagem, enchentes, queimada e áreas degradadas na Amazônia, bem como seus impactos econômicos, sociais e ambientais.

Acesse ao edital em https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0182023/

Pesquisadores com título de doutor, vinculados às instituições de ensino superior, pesquisa ou centros de pesquisa sediados no Amazonas, podem encaminhar propostas a partir do dia 1º de novembro até as 17h do dia 18 de dezembro de 2023.

As propostas deverão ser apresentadas em formulário online específico e enviadas por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam– SigFapeam, disponível no endereço eletrônico: http://www.fapeam.am.gov.br

Para acessar o formulário, o proponente deverá utilizar seu login e senha previamente cadastrados. Novos usuários deverão realizar o cadastro no banco de pesquisadores da Fapeam. Além do envio do formulário online, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar a ser anexada ao SigFapeam, conforme especificado no edital.

Linhas Temáticas

A Chamada estima apoiar até cinco projetos, com prazo de execução de até 18 meses. As propostas devem ser inseridos nas seguintes linhas temáticas: Gestão integrada de recursos hídricos na Amazônia, com vistas a avaliação e quantificação dos riscos associados aos fenômenos climáticos amazônicos; Repercussão dos fenômenos climáticos e suas implicações na saúde, na educação e no mercado de trabalho dos amazônidas; Mudanças climáticas antropogênicas e seu papel na acentuação de eventos climáticos extremos na Amazônia; ou Geração de tecnologias inovadoras e sustentáveis para mitigar os impactos das mudanças climáticas extremas na Amazônia.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − quinze =