Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Novo batalhão da Rocam é inaugurado

Como parte do programa Amazonas Mais Seguro, nova estrutura melhora condições de trabalho e de treinamento da tropa especializada da Polícia Militar


O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quinta-feira (22), o novo batalhão das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), unidade especializada da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). O novo prédio faz parte dos investimentos do programa Amazonas Mais Seguro, lançado pelo governador em 2021 e que prevê, uma série de investimentos na infraestrutura das forças de segurança do estado.

rocam-foto-diego-peres-1-1

Foto: Diego Peres, Alex Pazuello, Artur Castro e Mauro Neto / Secom

Segundo o governador, o novo batalhão da Rocam, localizado no Distrito Industrial, zona leste de Manaus, recebeu estrutura moderna e adequada às necessidades de umas das principais tropas de patrulhamento ostensivo do sistema de Segurança Pública do Amazonas.

“Nós temos, por exemplo, um espaço que simula abordagem em estruturas, como por exemplo os igarapés, ocupações, áreas em que há uma dificuldade maior de atuação da Rocam. Então, quanto mais preparada estiver a nossa polícia, muito mais precisa vai ser a intervenção da Rocam. Então, dar conforto ao policial e dar as condições necessárias de trabalho é um pré-requisito fundamental para que a gente possa ter uma melhor entrega para a população“, destacou Wilson Lima.

fotos-alex-pazzuelo-2

Foto: Diego Peres, Alex Pazuello, Artur Castro e Mauro Neto / Secom

Participaram da solenidade de inauguração o vice-governador Tadeu de Souza; o secretário de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida, o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva; o comandante da Rocam, major Jackson Ribeiro, o delegado geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, e o secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, responsável pela execução da obra.

Também estiveram presentes os deputados estaduais Cabo Maciel, Sinésio Campos e Dan Câmara; o deputado federal capitão Alberto Neto; o coordenador-geral de fronteiras da Amazônia da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coronel Ronimar Jobim.

Estrutura de ponta

Como diferencial, a unidade conta com área de treinamento de padrão internacional para melhor preparação da tropa para incursões em ambientes urbanos hostis nas ações de combate ao crime, como atuação em becos, vielas, igarapés e imóveis em busca de suspeitos de crimes, drogas e armas ilegais.

“A gente sabe que existem áreas de incidência do tráfico de drogas na nossa capital. Então, com certeza vai permitir a melhoria, o combate, a diminuição desses índices de ocorrência”, explicou o comandante da Rocam, major Jackson Ribeiro.

O objetivo da nova estrutura é ter policiais melhor preparados para levar mais segurança à população, aumentando a produtividade e reduzindo índices criminais.

“Isso vai gerar mais segurança para o policial e para a população. Resultado final disso é mais segurança para o povo da Amazonas, que é esse o trabalho que o governador Wilson Lima tem feito e determinado que todos nós sigamos o planejamento que ele idealizou em virtude do que o povo pediu”, avaliou o secretário da SSP, coronel Vinicius Almeida.

Investimentos

Com investimento de R$ 14,1 milhões, o novo prédio da Rocam funciona onde antes era a antiga sede, desativada em 2014 com a promessa de construção de um novo espaço.

“O governador Wilson Lima, com a entrega da Rocam, dá mais um passo rumo ao combate ao crime organizado. É mais uma entrega de excelência que vem de encontro aos anseios antigos de uma tropa que tem feito frente a esse combate, é a tropa que é a primeira resposta, a ação rápida da Polícia Militar é a Rocam, que tem um trabalho histórico nesse combate”, disse o comandante da PM, coronel Klinger Paiva.

As obras realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) iniciaram somente na gestão do governador Wilson Lima, como parte do “Amazonas Mais Seguro”. A área total da construção é de cerca de 9,6 mil metros quadrados.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + nove =