Um clássico da história de Manaus, através das intensas pesquisas e grandes estudos do escritor, professoro e artista plástico Otoni Mesquita, ganha nova tiragem pela Editora Valer. Com lançamento previsto para terça-feira, 30/4, às 18h30, e em sua 4ª edição, o livro descreve as origens, a história, a cultura e a arquitetura provincial.
Trata-se de um trabalho dos mais importantes sobre o tema, onde o pesquisador descreve aspectos históricos e apresenta elementos que compõem o patrimônio arquitetônico da capital do Amazonas. O autor conta que, “O livro é resultado do trabalho de mestrado, na pós-graduação História e Critica da Arte, realizada no Rio de Janeiro, entre 1989 e 1992. A primeira edição foi tirada pela Universidade do Amazonas, em 2007, também através da editora Valer.”
Basicamente uma discussão em torno de discursos e melhoramentos na cidade de Manaus, a rede elétrica, distribuição de água, telefone, embelezamento das praças, calçamento e outros, são tópicos analisados pelo escritor, ” Mas sobretudo, a animação em torno do Teatro Amazonas, que era uma das peças principais do plano de embelezamento da cidade de Manaus.” explica Otoni.
GRANDE ESCOLHA
No mês de abril, o escritor, professor e artista plástico, Otoni Mesquita foi eleito por meio de votação dos imortais da Acadêmia Amazonense de Letras (AAL), para receber a Medalha Péricles de Moraes, e ao Portal Mazé Mourão, o agraciado conta a sensação de ter sido escolhido “Fico lisonjeado por ter sido indicado a recebê-la. Também, muito feliz de ter o reconhecimento do meu trabalho artístico. Digo que desenvolvo desde 1975, com muitas exposições. Pra mim é um coroamento. Fico muito feliz com a lembrança.”.