Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Justiça europeia confirma multa bilionária ao Google

A corte rejeitou um recurso do Google contra a multa, originalmente imposta pela autoridade antimonopólio da Comissão Europeia


O Tribunal Geral da União Europeia confirmou nesta quarta-feira (10) uma pesada multa ao gigante digital Google no valor de 2,424 bilhões de euros, imposta por abuso de posição dominante de seu mecanismo de comparação de preços online. A corte rejeitou um recurso do Google contra a multa, originalmente imposta pela autoridade antimonopólio da Comissão Europeia em 2017 e que no momento representava um valor sem precedentes no bloco.

O caso se concentra no mecanismo de comparação de preços do Google, que favorecia sua própria ferramenta, Google Shopping, em relação a outras empresas na exibição dos resultados, violando desta forma a norma europeia sobre livre concorrência. O Tribunal Geral da UE reconheceu a natureza anticompetitiva da prática, considerou que provocava “efeitos prejudiciais” e rejeitou os argumentos do Google para justificar a conduta.

(Foto: Divulgação)

Desta maneira, o tribunal “conclui a análise considerando que o valor da multa pecuniária imposta ao Google deve ser confirmado”, destacou a instituição em um comunicado. A apelação contra a multa havia sido apresentada pelo Google e uma empresa associada, Alphabet.

Sem margem para dúvidas, o tribunal informou que “descarta a maior parte da ação apresentada pelas duas empresas e mantém a multa imposta pela Comissão (Europeia)”. Um porta-voz a divisão europeia do Google afirmou em um comunicado que “revisará de maneira cuidadosa” a decisão.

Após a decisão, o Google tem agora apenas a possibilidade de apelar à principal instância jurídica do bloco, o Tribunal de Justiça da UE, também com sede em Luxemburgo.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 12 =