Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Inicia a implantação do Ilumina+ Amazonas em Canutama

Com o rápido avanço do programa, o município está sendo atendido 10 dias antes do previsto


A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas iniciou, na terça-feira (27), a implantação do Programa Ilumina+ Amazonas em Canutama (a 620 quilômetros de Manaus). A sede do município receberá 684 pontos de iluminação de LED e outros 181 serão implantados na comunidade Belo Monte, na zona rural do município.

ilumina-site

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O cronograma de execução previa a instalação das novas luminárias no período de 11 a 20 de março, porém devido a rápida execução em Pauini, o município de Canutama foi beneficiado antes do que era previsto. Os trabalhos começaram nessa terça-feira com a montagem das luminárias nos “braços” que serão instalados nos postes de iluminação pública.

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, as ações do Ilumina+ Amazonas vão beneficiar os mais de 15 mil habitantes de Canutama, não só pela questão sustentável do programa, mas também no desenvolvimento econômico da região.

“A maior parte da população do município reside na sede e não na zona rural, então essas ações vão beneficiar muito a qualidade de vida de todas essas pessoas. O LED vai possibilitar a ampliação do horário de funcionamento do comércio impactando positivamente a economia local, entre outros benefícios, já comprovados, do programa”, explica.

Seguindo a programação de instalação, o próximo município atendido será Guajará, onde serão substituídos 1.396 pontos na sede do município. Após isso, Ipixuna receberá 1.361, sendo 1.216 na sede, 120 na comunidade Pernambuco, 14 em Polo Car e 11 em Poeira.

A meta do Governo do Amazonas é alcançar, até 2025, todos os municípios do interior com iluminação de LED. “Conforme orientado pelo governador Wilson Lima, o objetivo é estar, até a COP 30, que acontece em novembro de 2025, com a tecnologia de LED implantada na iluminação pública em todos os municípios do Estado. E estamos cada vez mais próximos dessa realidade com o avanço significativo do programa no interior”, explica Marcellus Campêlo.

Ilumina+ Amazonas

O programa de modernização da iluminação pública no interior substitui as antigas lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas por LED, gerando uma economia de até 60% em energia. Além disso, assegura a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera e proporciona maior luminosidade nas vias públicas.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =