Um homem, identificado como Matheus, caiu nesta sexta-feira (7) dentro de uma das enormes voçorocas que crescem no entorno do município de Buriticupu, a cerca de 415 km de São Luís. Ele foi resgatado com vida.

Foto: Reprodução
De acordo com moradores da região, a vítima mora no Residencial Eco Buriticupu, uma das regiões que estão sendo engolidas, aos poucos, por uma voçoroca. Não há informação sobre seu estado de saúde, nem como foi a queda.
A voçoroca em que a vítima caiu tem cerca de 80 metros de profundidade. Bombeiros civis foram chamados para realizar o resgate, mas, inicialmente, encontraram dificuldades para se aproximar do local.
No Residencial Eco Buriticupu, com centenas de casas construídas, muitos moradores já se mudaram porque não se sentem mais seguras perto da mesma voçoroca onde Matheus caiu. O valor dos imóveis já caiu mais de 50% e ainda assim os moradores dizem que não há quem aceite comprar.
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Buriticupu decretou estado de calamidade pública por causa do novo avanço das voçorocas que acontece por causa do retorno do período chuvoso. Nos últimos meses, mais casas foram engolidas pelas crateras.
O decreto municipal de calamidade pública, do dia 11 de fevereiro de 2025, afirma que há 1,2 mil pessoas em 250 moradias situadas em áreas de risco, nos bairros: Caeminha, Centro, Vila Isaias, Santos Dumont, Eco Buriti, Terra Bela, Sagrima e Terceira Vicinal.
Até 2024, 180 famílias estavam em situação de risco e, em 2025, mais famílias tiveram que deixar as residências próximas de onde as voçorocas já alcançaram.