Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Governador do AM é alvo na Operação Sangria

A operação da Policia Federal inaugura a fase ostensiva de Inquérito Policial e tem como alvo o governador Wilson Lima, alto escalão governamental e empresários. Governo do Amazonas emite nota


Em Nota à Imprensa, a Policia Federal informa que foi deflagrada a Operação Sangria, na manhã de hoje (terça-feira), onde apura fraudes e superfaturamento em contrato de fornecimento de ventiladores mecânicos hospitalares por empresa comercializadora de vinhos Manaus/AM – A Polícia Federal (PF),  inaugurando a fase ostensiva de Inquérito Policial, por meio do qual são investigados fatos relacionados a possíveis práticas de crimes, como pertencimento a organização criminosa, corrupção, fraude a licitação e desvio de recursos públicos federais.
A ação da Polícia Federal visa a cumprir mandados judiciais expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo 20 mandados de busca e apreensão e 8 de prisão temporária. A Operação Sangria conta com a cooperação do Ministério Público Federal (MPF), da Controladoria Geral da União (CGU) e da Receita Federal do Brasil (RFB). No Inquérito, constam provas e indícios, revelando o desvio de recursos públicos federais, os quais eram destinados ao sistema hospitalar estadual, em razão da emergência de saúde pública provocada pelo novo coronavírus.
O desvio das verbas federais mencionadas ocorreu mediante fraude na contratação de empresa para fornecimento de respiradores. Evidenciou-se o direcionamento da compra para empresa cuja atividade era/é a comercialização de vinhos. Os ventiladores mecânicos hospitalares entregues ao Estado do Amazonas, pela referida empresa, não possuíam as especificidades técnicas necessárias para a adequada utilização no tratamento médico.
A Policia Federal fez buscas na Sede do Governo, na residência do governador Wilson Lima, na Secretaria de Saúde. Foram expedidos mandados de prisão temporária contra oito pessoas, entre eles, a secretária de Saúde Simone Papaiz, além de buscas e apreensões em 14 endereços de pessoas ligadas a Wilson Lima, governador do Amazonas.

 Simone Papaiz e Wilson Lima (reprodução/internet)

 

 

NOTA DO GOVERNO DO AMAZONAS

O Governo do Amazonas informa que aguarda o desenrolar e informações mais detalhadas da operação que a Polícia Federal realiza em Manaus para, posteriormente, se pronunciar sobre a ação. Informa, ainda, que o governador Wilson Lima, que estava em Brasília para cumprir agenda de trabalho, está retornando para Manaus.

 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 10 =