Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Glocal Amazônia começa nesta sábado

Evento acontece em Manaus e reforça protagonismomundial da região na discussão das pautas socioambientais


A Glocal Amazônia, que terá sua primeira edição em Manaus entre os dias 26 e 28 de agosto deste ano, aberto ao público e 100% gratuita, tem confirmada a programação de seu palco principal, onde acontecerá uma série de debates, conversas e apresentações tendo os desafios da sustentabilidade e da construção de futuro como fio condutor. O evento é parte das ações da plataforma Glocal Experience, que tem em seu ambicioso objetivo estimular conexões, aprendizado e definição de ações possíveis com foco em garantir um futuro possível para o planeta e para a sociedade.

Fotos: Letícia Lopes/Reprodução Internet 

 

A cidade de Manaus, ao receber o evento, reafirma a total propriedade e conhecimento dos temas que estarão na pauta, reforçando a importância do olhar, da experiência e do histórico de vida para uma análise profunda e totalmente alinhada com a realidade da região. A agenda do evento tem cerca de 70% dos palestrantes nativos ou residentes da região amazônica, além de contar com 80% da equipe de produção também oriunda do estado.

A abertura da Glocal Amazônia acontece no sábado, dia 26 de agosto, às 11h, no Juma Ópera, com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima, e de representantes das secretarias estaduais de governo. Na cerimônia, a cantora indígena Djuena Tikuana vai cantar o Hino Nacional.

A agenda da Glocal Amazônia no plano preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas / COP 30, que será realizada em 2025 no Pará.

“Nosso foco com a realização da Glocal Experience Amazônia é ter um debate amplo, trazendo para a mesa o conhecimento e a experiência das pessoas que vivem e trabalham na região, profissionais e acadêmicos de forte conhecimento e pesquisa dos temas ligados a sustentabilidade, empreendedores sociais e ambientais, e profissionais de áreas diversas, mas que utilizam matéria prima e a temática da Amazônia em seu dia a dia. Dessa forma, acreditamos que será possível buscar caminhos e soluções possíveis e definir ações práticas focando no agora e no futuro. Os temas da agenda passam por Economia, Educação, Arte e muitos outros”, indica Rodrigo Baggio, head da Glocal Experience.

evento será totalmente gratuito e espera receber cerca de 30 mil pessoas. A agenda de três dias traz diálogos, palestras, oficinas, workshops, cinema, muita arte e cultura, reunindo lideranças globais e representantes locais com vivência e atuação na região. São nomes de atuação nacional e internacional, possibilitando uma rica troca de experiências, olhares e soluções.

O grande desafio – e compromisso – da Glocal Amazônia foca também na Agenda 2030, buscando a participação ativa e o compromisso de diversos grupos da sociedade. O evento acontece no Palácio da Justiça – Rodas de Soluções, Oficinas, Workshops, Fórum, e Cine Glocal Impacto, no Largo de São Sebastião – com shows, exposições e experiências regionais, no Salão do Juma Ópera, com o Palco Glocal, aberto ao público. O encerramento do evento da Glocal Experiência Amazônia acontece no Teatro Amazonas, com um grande encontro entre os Bois de Parintins e a Orquestra Filarmônica do Amazonas.

Entre os temas abordados na curadoria estão Moda Sustentável, Amazônia Urbana, Saneamento Básico, Segurança, Bioeconomia, Carbono Neutro, Transição Verde, além da apresentação de cases de inovação social e negócios de impacto. Veja a programação nas redes sociais.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − um =