Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Festival resgata identidade Afro na Amazônia por meio de oficinas

As inscrições serão limitadas e os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp


Resgatando a cultura ancestral da comunidade negra da região Norte, o Centro Cultural Ubutus, localizado na rua Dorothea Lange, Parque 10 de Novembro, Centro-sul, realizará o 1º Festival Cultural Tambores do Norte, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2020, com a apresentações de Carimbó, Capoeira, percussão de tambores e oficinas culturais para um mergulho na identidade Afro-Amazônica orientadas por mestres de Capoeira das cidades de Manaus/Am e Belém/Pa.

(Foto: Thiago Fernandes)

Para o mestre de capoeira Canela, responsável pelo evento em Manaus, há uma busca por soluções pontuais das quais a cultura afro e afro-amazônica sofre na região Norte do país. “Temos percebido um distanciamento dos valores ancestrais e de nossas práticas culturais, das quais contribuem exponencialmente para uma formação crítica do indivíduo na sociedade, culturas essas que foram e são o alicerce da identidade cultural do Brasil”, disse.

O evento promovido pelo Centro Cultural Esportivo Ubuntus Capoeira Manaus, visa difundir e fomentar a prática desses bens culturais, dando oportunidade de conhecimento para o público em geral. “Essa é uma oportunidade de intercâmbio cultural entre pessoas para fortalecer nossa identidade. São tradições repassada por nossos antepassados. Uma força motriz potencializada pelo nosso local de fala”, comentou Luiz Carlos, mestre de Capoeira da cidade de Belém/Pará que estará presente no evento.

(Foto: Thiago Fernandes)

Patrimônio cultural imaterial do país, e por muitas vezes silenciada, a cultura afro-americana possui uma gama de subsídios que contribuem para a construção de uma consciência crítica e libertadora do indivíduo. “É necessário proporcionar vivências e mostrar seus benefícios, manter a resistência e divulgar nossas práticas culturais para a massa na sociedade, essa é nossa missão. Assim como o carimbó que traz em suas raízes a ancestralidade negra, mesmo sendo de outra região”, comentou mestre Canela.

As inscrições serão limitadas e os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (92) 98406-6888. Em atenção aos protocolo de saúde estipulados pela Organização Munidial de Saúde (OMS), e seguindo os decretos da prefeitura de Manaus e governo do estado do Amazona, será obrigatório o uso do mascara durante evento e observando o distanciamento social.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + doze =