Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Exigência de visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália é adiada para abril

Novo prazo proporciona ajustes no sistema de emissão dos vistos eletrônicos


Turistas americanos, australianos e canadenses terão até o dia 09 de abril para entrar no Brasil sem a necessidade de apresentar o visto brasileiro. A exigência deveria voltar a valer a partir de 10 de janeiro, mas acabou sendo postergada para o dia 10 de abril de acordo com o decreto nº 11875, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira (4).

Foto: Tacio Melo

A prorrogação tem como objetivo concluir com segurança a implementação do sistema, evitando impactos durante a alta temporada de viagens de fim e início de ano.

O governo enfatiza que busca assegurar uma introdução segura da medida, sem prejudicar o setor de turismo. Inicialmente planejada para 10 de janeiro de 2024 e agora prorrogada para abril de 2024, a nova data considera a chegada ao solo brasileiro. Turistas que chegam até 9 de abril estão isentos da apresentação do visto.

Mais três meses

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que a decisão de estender o prazo por três meses partiu diretamente do presidente. Sabino ressaltou a necessidade da postergação para realizar ajustes no sistema de emissão dos vistos eletrônicos.

“O governo, por decisão do presidente Lula, decidiu adiar a exigência desses vistos até o próximo dia 10 de abril. Então, vamos ter mais três meses para que possamos entregar um sistema que funcione de forma rápida, eficiente, célere para a emissão dos vistos eletrônicos”, afirmou o ministro em vídeo compartilhado em suas redes sociais.

Reciprocidade

A retomada só não incluiu o Japão, uma vez que o país asiático e o Brasil haviam concluído um acordo de isenção recíproca que entrou em vigor em 30 de setembro do ano passado.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 8 =