Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Escritora Lya Luft morre aos 83 anos em Porto Alegre

Uma das autoras mais influentes da literatura brasileira, ela lutava havia sete meses contra um câncer de pele descoberto já com metástase


Morreu nesta quinta-feira (30), em Porto Alegre, a escritora Lya Luft, aos 83 anos, uma das autoras mais influentes da literatura brasileira.

Gaúcha de Santa Cruz do Sul e descendente de alemães, Lya Luft descobriu ainda criança a paixão pela literatura. Aos 11 anos decorava poemas em alemão.

(Foto: Divulgação)

Em Porto Alegre, se formou em pedagogia, e línguas anglo-germânicas. Traduziu mais de 100 obras da literatura mundial. Também foi professora universitária e colunista de diversas publicações.

Mas só passou a se considerar “escritora” a partir de 1980. Tinha 41 anos quando escreveu o primeiro romance, “As parceiras”.

Uma das obras de maior sucesso foi “Perdas e Ganhos”, de 2003. Considerada um best-seller, vendeu 600 mil cópias e teve edições em inglês, alemão, espanhol, francês e italiano. Em 2014, o livro virou peça de teatro, estrelada por Nicette Bruno.

Lya Luft descobriu um câncer na pele já com metástase há sete meses. Ficou internada, mas pediu para voltar para casa antes do Natal. Segundo a família, a escritora morreu enquanto dormia na madrugada desta quarta-feira (30). A cerimônia de despedida vai ser restrita aos parentes e amigos.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 13 =