Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Equipe técnica do programa ‘Recentro’, do Recife, visita Manaus

O programa visa restaurar bairros do Recife, São José e Santo Antônio


A recuperação de centros históricos é uma realidade em várias cidades do Brasil. Nesta quarta e quinta-feira (8 e 9), a Prefeitura de Manaus recebe um grupo de profissionais da Prefeitura do Recife, do programa “Recentro”, que vem atuando no local com um plano de iniciativas que colaboram com a transformação urbana dos bairros do Recife, São José e Santo Antônio.

recentro

Divulgação/Implurb

O zelo pelo desenvolvimento da cultura, história, patrimônio, arquitetura e economia são pontos em comuns entre os projetos do “Recentro” e de Manaus, o “Nosso Centro”, lançado pela gestão do prefeito David Almeida em 2021 e que já tem obras entregues, como o mirante Lúcia Almeida e o largo de São Vicente.

A próxima obra entregue no local será o píer turístico, prevista para o dia 9 de junho. O píer será uma estrutura de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e de pacotes fluviais no Centro e entorno.

Do “Recentro”, vão participar da visita técnica a secretária do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça; o gerente de Articulação Territorial, Jonatas Souza; e a gestora de Planejamento Urbano, Clara Cavalcanti.

Ana Paula Vilaça, que coordena o “Recentro”, explica que a principal atribuição do órgão é fazer a articulação e escuta entre as instituições públicas, os diversos atores que vivem o Centro e aos que se interessam por planejar e ocupar o território.

“Fazemos o atendimento a novos investidores interessados em se instalar no Centro e ocupar os imóveis disponíveis. Recebemos proprietários de imóveis diariamente interessados em conhecer o programa, motivando-os a investir na recuperação de seus imóveis”, afirmou Ana Paula.

Visita

A visita será acompanhada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Segundo a gerente de Patrimônio Histórico (GPH), arquiteta e urbanista, Landa Bernardo, a visita é importante para a troca de informações referentes a serviços, novos projetos, ideias de novas propostas, para a parte do centro histórico.

“É uma troca de vivências entre outros estados, Manaus, Recife, e assim sucessivamente. Então, vai ser um apanhado de informações tanto que eles vão receber daqui, como nós vamos receber deles também”, disse Landa.

Nosso Centro

O “Nosso Centro” tem três eixos focais: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História”, e se soma a um conjunto arquitetônico de grande relevância para a capital.

O programa de Manaus combina habitação, reabilitação, patrimônio, resgate da ancestralidade indígena, mas também tem questões para garantir que as pessoas voltem a ocupar e morar no Centro, sendo cada vez mais um lugar de cidadania e autoestima, além de espaço de turismo para quem chega e visita à cidade.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 3 =