Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Detran-AM deflagra Operação Lei Seca em cinco bairros de Manaus

O objetivo da campanha é manter a segurança viária, evitar acidentes e preservar a vida dos foliões


O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, deflagrou na noite do último sábado (3), por volta das 21h, em quatro bairros de Manaus, a Operação Lei Seca com o objetivo de manter a segurança viária e preservar a vida dos foliões que estiveram presentes nas festas de Carnaval. A operação esteve nos bairros Parque Dez e Parque das Laranjeiras, ambos na zona centro-sul, nos bairros Ponta Negra e Tarumã, na zona oeste, além do Centro, na zona sul.

lei-seca_credito_isaque-ramos-detran-am-4

Isaque Ramos/Detran-AM

Ao todo, foram registradas 275 autuações, sendo 47 delas por alcoolemia, que é a presença de álcool etílico na circulação sanguínea, e 33 condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro. “A nossa intenção é coibir a condução de veículos automotores sob o efeito de álcool, tendo em vista que tal combinação de álcool e direção resulta em um alto número de acidentes, lesões e mortes no trânsito, cujo índice tende aumentar no período carnavalesco”, explica Arthur Cruz, coordenador-geral da Fiscalização do Detran-AM.

Tanto a medida administrativa quanto as penalidades de multa e suspensão do direito de dirigir, por 12 meses, são as mesmas, com multa no valor de R$ 2.934,70. Para o condutor que reincidir nas infrações de dirigir sob efeito de álcool ou recusa, aplica-se em dobro a multa, R$ 5.869,40, em caso de reincidência no período de até 12 meses.

O coordenador adjunto da Fiscalização do Detran-AM, capitão Therson, afirma que ao longo do período carnavalesco, a instituição irá intensificar suas ações tanto na capital quanto no interior do Estado. “Nós vamos ocupar todas as zonas de Manaus, bem como as cidades do interior nos quais contamos também com agentes preparados para reduzir mortes no trânsito, diminuir os índices de acidentes, diminuir a sobrecarga do sistema de saúde e tudo isso para o bem estar da população”, reforça.

Sambódromo

Já no desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, ainda na noite do último sábado, a equipe de Educação Para o Trânsito do Detran-AM marcou presença distribuindo ventarolas com mensagens de conscientização aos foliões.

Segundo Luciane d’Oran, da equipe de Educação, a ação teve por objetivo levar informação, passar uma mensagem de conscientização e, principalmente, alertar a todos sobre a combinação perigosa entre álcool e direção. “Queremos lembrar que as pessoas podem e devem se divertir, mas só não podem beber e dirigir. Consciência é muito importante no Carnaval. Para que tudo termine bem e todos possam voltar em paz para suas casas”, finaliza ela.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =